PORTUGUÊS
Conteúdos
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Descritores de
desempenho
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Atividades
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Metas
Curriculares
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COMPREENSÃO
DO ORAL
Vocabulário
Instruções, indicações
Informação essencial e acessória
Facto e opinião
Ideia principal, tema, tópico, assunto
Repetições, frases
inacabadas, pausa...
Normas da língua padrão
EXPRESSÃO
ORAL
Articulação e entoação
Planificação do discurso
Reconto
Descrição
Aviso, pergunta, pedido, recado, instrução
Respostas a questionários
Formas de tratamento
LEITURA
Paratexto e vocabulário relativo ao livro (autor, título, subtítulo, capa,
contracapa, lombada, ilustrador, índice...)
Pesquisa e organização da informação (tema, assunto,
mapas de ideias e de conceitos, esquemas…)
Informação relevante e acessória
Relações intratextuais (parte-todo, causa-efeito,
facto-opinião)
Componentes da narrativa: personagens (principal, secundária(s)),
espaço, tempo e ação
Leitura orientada
Funções e objetivos da leitura
Tipos e formas de leitura
Ilustração, grafismo; humor, ironia; rimas
ESCRITA
Seleção e organização da informação (formas de
destaque, apontamento, sumário, tabelas, mapas, esquemas...)
Planificação de textos
Configuração gráfica
Pontuação e sinais auxiliares de escrita, ortografia
Texto narrativo, descritivo, expositivo,
instrucional, poesia
Componentes da narrativa (personagens, espaço, tempo
e ação)
Revisão de textos
CONHECIMENTO
EXPLÍCITO DA LÍNGUA (CEL)
Sons e fonemas
Vogais orais, nasais; consoantes
Ditongos orais e nasais
Sílaba, monossílabo, dissílabo, trissílabo,
polissílabo
Léxico e vocabulário
Ordem alfabética (dicionário)
Texto oral e texto escrito
Acento gráfico: agudo, grave, circunflexo
|
Compreensão
do oral
·
Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar
possível:
− apropriar-se de
novos vocábulos;
− descobrir pelo
contexto o significado de palavras desconhecidas;
− cumprir
instruções;
− responder a
questões acerca do que ouviu;
− identificar
informação essencial e acessória;
− identificar facto
e opinião;
− identificar
informação explícita e implícita;
− relatar o
essencial de uma história ouvida ou de uma ocorrência;
− fazer inferências;
− esclarecer
dúvidas;
− recontar o que
ouviu;
− identificar
diferentes intencionalidades comunicativas.
·
Pedir informações e esclarecimentos para clarificar
a informação ouvida.
·
Utilizar técnicas para registar, tratar e reter a
informação:
− identificar
ideias-chave;
− preencher grelhas
de registo;
− esquematizar;
− articular a
informação retida com conhecimentos prévios;
− procurar
informação complementar.
·
Detetar semelhanças e diferenças entre o texto oral
(ouvido ou lido) e o texto escrito.
·
Manifestar sentimentos, sensações, ideias e pontos
de vista pessoais suscitados pelos discursos ouvidos (uma audição musical,
uma peça de teatro, notícias, reportagens, anúncios publicitários,
histórias).
·
Identificar aspetos de diferenciação e variação
linguística.
Expressão
oral
·
Usar a palavra de uma forma clara e audível no
âmbito das tarefas a realizar.
·
Produzir frases complexas.
·
Planificar o discurso de acordo com o objetivo, o
destinatário e os meios a utilizar.
·
Produzir discursos com diferentes finalidades de
acordo com intenções específicas:
− expressar
sentimentos e emoções;
− relatar, recontar,
contar;
− informar,
explicar, dar instruções;
− descrever;
− formular avisos,
recados, perguntas, convites;
− partilhar
informações e conhecimentos.
·
Dizer textos poéticos memorizados com clareza e
entoação adequadas.
·
Respeitar as convenções que regulam a interação:
− ouvir os outros;
− esperar a sua vez;
− respeitar o tema;
− acrescentar
informação pertinente;
− usar os princípios
de cortesia e formas de tratamento adequados.
·
Participar em atividades de expressão orientada,
respeitando regras e papéis específicos:
− reagir ao que é
dito;
− interpretar pontos
de vista diferentes;
− justificar
opiniões;
− retomar o assunto;
− precisar ou
resumir ideias;
− moderar a
discussão;
− justificar
atitudes, opções, escolhas e comportamentos.
·
Dramatizar textos e situações.
Leitura
·
Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as
instruções de atividades ou tarefas.
·
Encontrar num enunciado a informação necessária à
concretização de uma tarefa a realizar.
·
Dominar as técnicas que, em suporte de papel e
informático, permitem aceder à informação.
·
Dominar o léxico do livro e da leitura e dos meios
informáticos de acesso à informação.
·
Localizar a informação a partir de palavras ou
expressões-chave.
·
Utilizar técnicas para recolher, organizar e reter a
informação:
− sublinhar;
− tomar notas;
− esquematizar.
·
Mobilizar conhecimentos prévios.
·
Antecipar o assunto de um texto.
·
Definir o objetivo da leitura.
·
Saber utilizar diferentes estratégias de leitura de
acordo com o objetivo.
·
Fazer uma leitura que possibilite:
− confrontar as
previsões feitas com o assunto do texto;
− identificar a
intenção comunicativa;
− distinguir entre
ficção-não ficção;
− detetar informação
relevante;
− identificar o tema
central e aspetos acessórios;
− descobrir o
sentido de palavras desconhecidas com base na estrutura interna e no contexto
semântico;
− relacionar a
informação lida com conhecimentos exteriores ao texto;
− captar sentidos
implícitos;
− comparar um texto
com outro(s) e detetar traços comuns e contrastes;
− transformar,
parcial ou totalmente, textos lidos em quadros-síntese, mapas conceptuais,
esquemas…;
− responder a
questões;
− formular questões;
− Identificar as
principais características de diferentes tipos de texto ou sequências
textuais;
− identificar o
sentido global de um texto;
− resumir textos,
sequências ou parágrafos;
− procurar
informação complementar;
− propor títulos
para textos ou partes de textos.
·
Recorrer a diferentes estratégias para resolver
problemas de compreensão.
·
Ler em voz alta para diferentes públicos.
·
Ler, de acordo com orientações previamente
estabelecidas, textos de diferentes tipos e com diferente extensão.
·
Ler por iniciativa própria.
·
Recriar textos em diferentes formas de expressão
(verbal, musical, plástica, gestual e corporal).
·
Exprimir sentimentos, emoções, opiniões, provocados
pela leitura de textos.
·
Comparar diferentes versões da mesma história.
·
Propor soluções/alternativas distintas, mas
compatíveis com a estrutura nuclear do texto.
·
Identificar estratégias usadas pelo autor para
construir sentido.
·
Escolher autonomamente livros de acordo com os seus
interesses pessoais.
·
Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância
e reagir aos textos.
Escrita
·
Copiar textos, formulários, tabelas… tendo em vista
a recolha de informação:
− de modo legível e
sem erros;
− no computador.
·
Elaborar, por escrito, de modo autónomo, respostas a
questionários.
·
Utilizar técnicas específicas para selecionar,
registar, organizar e transmitir a informação.
·
Planificar textos de acordo com o objetivo, o
destinatário, o tipo de texto e os conteúdos:
− recolher a
informação em diferentes suportes;
− organizar a
informação.
·
Redigir textos (de acordo com o plano previamente
elaborado; respeitando as convenções (orto)gráficas e de pontuação;
utilizando os mecanismos de coesão e coerência adequados:
− construir
narrativas, no plano do real ou da ficção, obedecendo à sua estrutura;
− elaborar uma
descrição de uma cena, objeto, paisagem, pessoa ou personagem;
− elaborar um texto
instrucional.
·
Rever os textos com vista ao seu aperfeiçoamento:
− identificar erros;
− acrescentar,
apagar, substituir;
− condensar,
reordenar, reconfigurar;
− reescrever o texto.
·
Cuidar da apresentação final dos textos
·
Escrever textos por sua iniciativa.
·
Escrever diferentes textos mediante proposta do
professor.
Conhecimento explícito da língua
·
Manipular os sons da língua e observar os efeitos
produzidos:
− segmentar e
reconstruir a cadeia fónica;
− produzir palavras
por alteração, supressão e inserção de elementos.
·
Explicitar regras e procedimentos:
− distinguir sons
orais e sons nasais;
− distinguir
ditongos orais de ditongos nasais;
− classificar
palavras quanto ao número de sílabas;
− identificar os
diferentes tipos de entoação;
− identificar
diferentes estruturas silábicas nas palavras.
·
Manipular palavras e constituintes de palavras e
observar os efeitos produzidos:
− Segmentar palavras
nos seus constituintes.
·
Mobilizar o conhecimento adquirido na compreensão e
expressão oral e escrita.
·
Manipular palavras e frases.
·
Explicitar regras e procedimentos:
− identificar os
acentos gráficos e diacríticos;
− explicitar regras
de ortografia (incluindo a translineação).
·
Comparar dados e descobrir regularidades.
·
Mobilizar o saber adquirido na leitura e escrita de
palavras, frases e textos.
|
Compreensão do oral
·
Ouvir textos produzidos por diferentes interlocutores,
usando registos diversificados da língua.
·
Preencher fichas de interpretação textual a partir
de enunciados orais.
·
Interpretar enunciados orais de natureza
diversificada (recados, avisos, instruções...).
·
Descobrir, pelo contexto, o significado de palavras,
ainda desconhecidas, alargando, assim, o vocabulário passivo.
·
Escutar discursos de pequena extensão.
·
Escutar produções do património oral (lengalengas,
lendas, adivinhas...).
·
Transpor enunciados orais para outras formas de
comunicação (gestual, pictórica...).
Expressão oral
·
Participar em diálogos e debates, expressando os
seus sentimentos e expondo as suas opiniões.
·
Narrar situações reais ou imaginárias.
·
Realizar atividades de dramatização com vista ao treino
da voz, dos gestos, das pausas, da entoação, expressão facial.
·
Apresentar trabalhos individualmente ou em grupo,
dando conta dos objetivos, organização e conclusão dos mesmos.
·
Recorrer às tecnologias da informação como suporte à
apresentação oral.
·
Responder a questões suscitadas pela apresentação de
trabalhos.
·
Assumir diferentes papéis (entrevistador, porta-voz,
moderador…).
Leitura
·
Realizar ateliês de leitura respeitando as diferentes
fases (preparação, execução, apresentação e avaliação).
·
Realizar atividades antes da leitura do texto (brainstorming, mapas de ideias...).
·
Antecipar assuntos com base em capas, em títulos, em
índices ou em ilustrações.
·
Realizar atividades que permitam perceber a diferença
entre uma leitura global e uma leitura seletiva (ler para definir um
conceito; para encontrar uma palavra específica...), para tirar notas, para organizar
e completar os mapas de ideias...
·
Fomentar a utilização de materiais de referência
(dicionários, enciclopédias…), para resolver problemas de compreensão.
·
Utilizar os diferentes tipos de entoação na leitura:
ler a “chorar”, “a rir”…
·
Ler em voz alta.
·
Musicar poemas.
·
Implementar a utilização de um caderno de leitura,
para registo das leituras feitas e reações aos textos lidos, evoluindo de
reações mais emocionais (gostei, não gostei) para apreciações
progressivamente mais críticas e fundamentadas.
·
Praticar a leitura por prazer.
·
Relacionar textos com as suas vivências escolares e
extraescolares.
·
Ler, com frequência regular, textos produzidos por
iniciativa própria.
·
Ouvir ler, ler e interpretar narrativas e poemas.
·
Praticar a leitura dialogada, distinguindo as
intervenções das personagens.
·
Apreender o sentido de um texto do qual foram
apagadas ou semiapagadas letras e palavras.
·
Identificar as ideias principais de um texto.
·
Identificar a sequência dos acontecimentos
principais numa narrativa.
·
Identificar a sequência cronológica das ações para
executar uma determinada atividade.
·
Treinar a consulta de dicionários, enciclopédias
infantis, prontuários...
·
Treinar, na biblioteca ou no centro de recursos, a pesquisa
em suporte de papel (índices, ficheiros...) e informático (endereço, motores
de busca...) por palavras, por expressão...
Escrita
·
Propor momentos para que o aluno possa pensar “o que
sei sobre…”.
·
Organizar a informação em mapas ou esquemas.
·
Sensibilizar para os planos da descrição: identificação
de elementos, localização e caracterização.
·
Utilizar diferentes técnicas de revisão: confrontar
com o plano; grelhas de autoavaliação.
·
Utilizar um caderno de escrita pessoal, de acordo
com regras previamente negociadas, no qual o aluno pode escrever o que
quiser, quando quiser e onde quiser, realização de oficinas de escrita, participação
em concursos, projetos de escrita colaborativa.
·
Realizar
jogos de escrita (caligramas, palavra puxa palavra…).
·
Completar histórias, criar histórias a partir de
gravuras, banda desenhada, jogos de palavras.. (escrita individual ou em
grupo).
·
Escrever
avisos, regras, relatos de experiências…
·
Transformar histórias, recontar histórias, contar
histórias.
·
Responder a perguntas.
·
Manifestar preferência por personagens e situações
de uma história.
·
Estabelecer a sequência de acontecimentos.
·
Construir livros de histórias.
·
Organizar um texto ou parágrafos.
·
Utilizar regularmente gramáticas, dicionários, prontuários
e outros instrumentos sistematizadores, em suporte convencional ou digital,
de apoio à produção escrita.
Conhecimento explícito da língua
·
Reconstruir ou reinventar palavras alterando a sua
estrutura silábica (aumentar sílabas, suprimir, trocar...).
·
Decompor e classificar palavras em sílabas.
·
Aplicar sinais gráficos de pontuação (acento agudo,
grave, circunflexo, til).
·
Observar os efeitos de sentido produzidos pelas
atividades de manipulação.
·
A ordem alfabética: na consulta nos dicionários; na construção
de listas de palavras.
·
Aplicar os acentos gráficos, diacríticos e sinais auxiliares
de escrita na produção de textos.
·
Distinguir diferentes tipos de textos.
·
Combinar, ludicamente, diferentes sons da língua.
·
Explicitar regras elementares de ortografia.
|
Oralidade
Escutar para aprender e construir conhecimentos.
Produzir um discurso
oral com correção.
Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo
em conta a situação e o interlocutor.
Leitura
Ler em voz alta
palavras e textos.
Ler textos diversos.
Apropriar-se de novos vocábulos.
Organizar os conhecimentos do texto.
Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e comprendê-lo.
Monitorizar a compreensão.
Educação Literária
Ler em termos pessoais.
Dizer e escrever, em termos pessoais
e criativos.
Ler para apreciar textos literários.
Escrita
Elaborar e aprofundar
ideias e conhecimentos.
Redigir corretamente.
Rever textos escritos.
Gramática
Explicitar
aspetos fundamentais da fonologia do português.
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MATEMÁTICA
Conteúdos
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Objetivos
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Atividades
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Capacidades transversais
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Metas
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GEOMETRIA
Orientação
espacial
Posição e localização
Mapas, plantas e maquetas
NÚMEROS
E OPERAÇÕES
Números naturais
Números naturais
Relações numéricas
|
· Visualizar e descrever posições,
direcções e movimentos.
· Descrever a posição de figuras
desenhadas em papel ponteado, recorrendo à identificação de pontos através
das suas coordenadas, e desenhar figuras dadas as coordenadas.
· Identificar, numa grelha
quadriculada, pontos equidistantes de um dado ponto.
· Identificar maquetas e construir
maquetas simples.
· Ler e utilizar mapas.
· Ler e utilizar plantas.
· Realizar contagens progressivas e
regressivas a partir de números dados.
· Comparar números e ordená-los em
sequências crescentes e decrescentes.
· Ler e representar números até à
unidade de milhar.
|
· Observar e descrever imagens.
· Realizar jogos que desenvolvam o
sentido espacial.
· Observar imagens e descrever
possíveis percursos, tendo em conta um ponto de partida e de chegada.
· Escrever coordenadas.
· Representar no geoplano, figuras
geométricas em diferentes posições e reproduzi-las em papel ponteado.
· Verificar e descobrir coordenadas de
figuras geométricas num geoplano.
· Identificar pontos equidistantes em
papel quadriculado.
· Realizar jogos de raciocínio lógico.
· Construir uma maqueta simples.
· Observar e descrever mapas.
· Assinalar pontos num mapa e descrever
itinerários.
· Traçar itinerários a partir de um
código.
· Analisar e desenhar plantas em papel
quadriculado (escola, recreio, quarto…).
· Representar números utilizando o MAB.
· Descobrir diferentes expressões para
o mesmo número.
· Compor e decompor números até à
dezena de milhar.
· Ler e escrever números por ordens, por
classes e por extenso.
· Completar rectas numéricas.
· Completar sequências (+ 1000, –
1000…).
· Identificar o valor posicional de um
número e aplicar estratégias de cálculo.
· Estabelecer relações de grandeza
entre os números utilizando a simbologia >, < e =.
· Resolver problemas envolvendo números até à unidade
de milhar.
· Realizar jogos de raciocínio lógico.
· Comunicar descobertas e explicitar
situações vivenciadas.
· Refletir sobre as aprendizagens.
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RESOLUÇÃO DE
PROBLEMAS
Compreensão do problema
· Identificar o objetivo e a informação
relevante para a resolução de um dado problema.
Conceção, aplicação e justificação de estratégias
· Conceber e pôr em prática estratégias
de resolução de problemas, verificando a adequação dos resultados obtidos e
dos processos utilizados.
RACIOCÍNIO
MATEMÁTICO
Justificação
· Explicar ideias e processos e
justificar resultados matemáticos.
Formulação e teste de conjeturas
· Formular e testar conjeturas
relativas a situações matemáticas simples.
COMUNICAÇÃO
MATEMÁTICA
Interpretação
· Interpretar informação e ideias
matemáticas representadas de diversas formas.
Representação
· Representar informação e ideias
matemáticas de diversas formas.
Expressão
· Expressar ideias e processos
matemáticos, oralmente e por escrito, utilizando linguagem e vocabulário próprios.
Discussão
· Discutir resultados, processos e
ideias matemáticos.
|
Localização e
orientação no espaço
Situar-se e situar objetos no espaço
Sistema de
numeração decimal
Descodificar o sistema de numeração
decimal
Adição e subtração
Resolver Problemas
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ESTUDO
DO MEIO
Conteúdos
|
Objetivos
específicos
|
Atividades
|
Objetivos
gerais
|
À
DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS
OS
SEUS ITINERÁRIOS
OS
DIFERENTES ESPAÇOS DO SEU BAIRRO OU DA SUA LOCALIDADE
DESLOCAÇÕES
DOS SERES VIVOS
|
· Descrever
itinerários não diários (passeios, visitas de estudo, férias…).
· Localizar os pontos
de partida e de chegada.
· Traçar os
itinerários em plantas ou mapas.
· Reconhecer as
funções de diferentes espaços (habitação, comércio, lazer…).
· Reconhecer que as
pessoas se deslocam (para a escola, para o trabalho, para férias…).
|
· Observar imagens
sobre viagens e identificar espaços e as formas de deslocação.
· Descrever passeios,
visitas ou viagens.
· Sinalizar o ponto de
partida e de chegada e traçar o itinerário em mapas e em plantas.
· Utilizar um serviço
de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite, na Internet.
· Utilizar um
dispositivo de GPS.
· Ler as legendas de
plantas para identificar espaços de uma localidade.
· Identificar as funções
de espaços da localidade.
· Realizar um passeio
pelas ruas próximas da escola, identificando os vários espaços existentes e
as suas funções.
· Realizar um
inquérito sobre as formas de deslocação e organizar os resultados em
gráficos.
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· Estruturar o conhecimento
de si próprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de autoconfiança e
valorizando a sua identidade e raízes.
· Identificar os
principais elementos do meio social envolvente (família, escola, comunidade e
suas formas de organização e atividades humanas), comparando e relacionando
as suas principais características.
· Desenvolver e
estruturar noções de espaço e de tempo e identificar alguns elementos
relativos à geografia de Portugal.
· Utilizar alguns
processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar,
descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas,
ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e
experimentação.
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