terça-feira, 2 de outubro de 2012

Planificação do mês de outubro de 2012


Português

COMPREENSÃO DO ORAL

Vocabulário

Instruções, indicações

Informação essencial e acessória

Facto e opinião

Ideia principal, tema, tópico, assunto

Repetições, frases
inacabadas, pausa...

Normas da língua padrão















EXPRESSÃO ORAL

Articulação e entoação

Planificação do discurso

Reconto

Descrição

Aviso, pergunta, pedido, recado, instrução

Respostas a questionários

Literatura oral e tradicional




























LEITURA

Pesquisa e organização da informação (tema, assunto, mapas de ideias e de conceitos, esquemas…)

Informação relevante e acessória

Funções e objetivos da leitura

Relações intratextuais (parte-todo, causa-efeito, facto-opinião)

Componentes da narrativa: personagens (principal,
secundária(s)), espaço, tempo e ação

Texto instrucional: instrução; ação, explicação; sequencialização; abreviaturas

Leitura orientada

Tipos e formas de leitura

Ilustração, grafismo; humor, ironia; rimas


PNL – Poemas da Mentira e da verdade – Luísa Ducla Soares








































ESCRITA

Seleção e organização da informação (formas de destaque, apontamento, sumário, tabelas, mapas, esquemas...)

Planificação de textos

Configuração gráfica

Pontuação e sinais auxiliares de escrita, ortografia

Texto narrativo, expositivo, descritivo, instrucional, conversacional, poesia

Componentes da narrativa (personagens, espaço, tempo e ação)

Estrutura da narrativa (introdução, desenvolvimento e conclusão)

Texto instrucional: instrução; ação, explicação; sequencialização; abreviaturas

Revisão de textos







CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA (CEL)

Sílaba tónica e sílaba átona
Palavras agudas, graves, esdrúxulas

Acento gráfico: agudo, grave, circunflexo
Diacríticos: hífen

Sinais auxiliares de escrita: parênteses curvos, aspas

Entoação: declarativa, interrogativa, exclamativa, imperativa

Sinais de pontuação: ponto (final), ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, vírgula (não utilização entre o sujeito e o predicado), dois pontos, travessão

Configuração gráfica: espaço, margem, período, parágrafo

Compreensão do oral

·  Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível:
apropriar-se de novos vocábulos;
descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas;
cumprir instruções;
responder a questões acerca do que ouviu;
identificar informação essencial e acessória;
identificar facto e opinião;
identificar informação explícita e implícita;
relatar o essencial de uma história ouvida ou de uma ocorrência;
fazer inferências;
esclarecer dúvidas;
recontar o que ouviu;
identificar diferentes intencionalidades comunicativas.

·  Pedir informações e esclarecimentos para clarificar a informação ouvida.

·  Utilizar técnicas para registar, tratar e reter a informação:
identificar ideias-chave;
hierarquizar a informação;
tomar notas;
preencher grelhas de registo;
esquematizar;
articular a informação retida com conhecimentos prévios;
procurar informação complementar.

·  Manifestar sentimentos, sensações, ideias e pontos de vista pessoais suscitados pelos discursos ouvidos (uma audição musical, uma peça de teatro, notícias, reportagens, anúncios publicitários, histórias).

·  Identificar aspetos de diferenciação e variação linguística.

Expressão oral

·  Usar a palavra de uma forma clara e audível no âmbito das tarefas a realizar.

·  Planificar o discurso de acordo com o objetivo, o destinatário e os meios a utilizar.

·  Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com intenções específicas:
expressar sentimentos e emoções;
relatar, recontar, contar;
informar, explicar, dar instruções;
descrever;
formular avisos, recados, perguntas, convites;
partilhar informações e conhecimentos.

·  Dizer textos poéticos memorizados com clareza e entoação adequadas.

·  Reproduzir e recriar trava-línguas, lengalengas, adivinhas, provérbios, contos.

·  Respeitar as convenções que regulam a interação:
ouvir os outros;
esperar a sua vez;
respeitar o tema;
acrescentar informação pertinente;
usar os princípios de cortesia e formas de tratamento adequados.

·  Participar em atividades de expressão orientada, respeitando regras e papéis específicos:
reagir ao que é dito;
interpretar pontos de vista diferentes;
justificar opiniões;
retomar o assunto;
precisar ou resumir ideias;
moderar a discussão;
justificar atitudes, opções, escolhas e comportamentos.

·  Dramatizar textos e situações.


Leitura

·  Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as instruções de atividades ou tarefas.

·  Encontrar num enunciado a informação necessária à concretização de uma tarefa a realizar.

·  Dominar as técnicas que, em suporte de papel e informático, permitem aceder à informação.

·  Localizar a informação a partir de palavras ou expressões-chave.

·  Utilizar técnicas para recolher, organizar e reter a informação:
sublinhar;
tomar notas;
esquematizar.

·  Mobilizar conhecimentos prévios.

·  Antecipar o assunto de um texto.

·  Definir o objetivo da leitura.

·  Saber utilizar diferentes estratégias de leitura de acordo com o objetivo.

·  Fazer uma leitura que possibilite:
confrontar as previsões feitas com o assunto do texto;
identificar a intenção comunicativa;
distinguir entre ficção-não ficção;
detetar informação relevante;
identificar o tema central e aspetos acessórios;
descobrir o sentido de palavras desconhecidas com base na estrutura interna e no contexto semântico;
relacionar a informação lida com conhecimentos exteriores ao texto;
captar sentidos implícitos;
comparar um texto com outro(s) e detetar traços comuns e contrastes;
transformar, parcial ou totalmente, textos lidos em quadros-síntese, mapas conceptuais, esquemas…;
responder a questões;
formular questões;
Identificar as principais características de diferentes tipos de texto ou sequências textuais;
identificar o sentido global de um texto;
resumir textos, sequências ou parágrafos;
procurar informação complementar;
propor títulos para textos ou partes de textos.

·  Recorrer a diferentes estratégias para resolver problemas de compreensão.

·  Ler em voz alta para diferentes públicos.

·  Ler, de acordo com orientações previamente estabelecidas, textos de diferentes tipos e com diferente extensão.

·  Ler por iniciativa própria.

·  Recriar textos em diferentes formas de expressão (verbal, musical, plástica, gestual e corporal).

·  Exprimir sentimentos, emoções, opiniões, provocados pela leitura de textos.

·  Comparar diferentes versões da mesma história.

·  Propor soluções/alternativas distintas, mas compatíveis com a estrutura nuclear do texto.

·  Identificar estratégias usadas pelo autor para construir sentido.

·  Escolher autonomamente livros de acordo com os seus interesses pessoais.

·  Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e reagir aos textos.




Escrita

·  Copiar textos, formulários, tabelas… tendo em vista a recolha de informação:
de modo legível e sem erros;
no computador.

·  Elaborar, por escrito, de modo autónomo, respostas a questionários.

·  Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar e transmitir a informação.

·  Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos:
recolher a informação em diferentes suportes;
organizar a informação.

·  Redigir textos (de acordo com o plano previamente elaborado; respeitando as convenções (orto)gráficas e de pontuação; utilizando os mecanismos de coesão e coerência adequado)s:
construir narrativas, no plano do real ou da ficção, obedecendo à sua estrutura…
elaborar uma descrição de uma cena, objeto, paisagem, pessoa ou personagem;
elaborar um texto informativo-expositivo relativo a uma experiência/observação, explicação de um fenómeno, uma viagem, desenvolvimento de um tema…;
escrever uma curta mensagem, recado, aviso, nota, correio eletrónico;
elaborar um texto instrucional;
elaborar um texto, integrando situações de diálogo (banda desenhada, entrevistas…).

·  Rever os textos com vista ao seu aperfeiçoamento:
identificar erros;
acrescentar, apagar, substituir;
condensar, reordenar, reconfigurar;
reescrever o texto.

·  Cuidar da apresentação final dos textos

·  Escrever textos por sua iniciativa.

·  Escrever diferentes textos mediante proposta do professor.


Conhecimento explícito da língua

·  Explicitar regras e procedimentos:
distinguir sílaba tónica e sílaba átona;
classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica;
identificar os diferentes tipos de entoação;
identificar diferentes estruturas silábicas nas palavras.

·  Manipular palavras em frases.

·  Explicitar regras e procedimentos:
identificar marcas de registo formal e informal;
identificar marcas do discurso direto no modo oral e escrito;
distinguir texto oral e texto escrito.

·  Explicitar regras e procedimentos:
identificar os acentos gráficos e diacríticos;
identificar os sinais auxiliares de escrita;
explicitar as regras de pontuação;
explicitar regras de ortografia (incluindo a translineação).

·  Mobilizar o saber adquirido na compreensão e expressão oral e escrita.

·  Manipular dados e observar os efeitos produzidos.

·  Comparar dados e descobrir regularidades.


Compreensão do oral

·  Ouvir textos produzidos por diferentes interlocutores, usando registos diversificados da língua.

·  Preencher fichas de interpretação textual a partir de enunciados orais.

·  Interpretar enunciados orais de natureza diversificada (recados, recados, avisos, instruções...).

·  Descobrir, pelo contexto, o significado de palavras, ainda desconhecidas, alargando, assim, o vocabulário passivo.

·  Escutar discursos de pequena extensão.

·  Escutar produções do património oral (lengalengas, lendas, adivinhas...).

·  Transpor enunciados orais para outras formas e comunicação (gestual, pictórica...).












Expressão oral

·  Participar em diálogos e debates, expressando os seus sentimentos e expondo as suas opiniões.

·  Narrar situações reais ou imaginárias.

·  Realizar atividades de dramatização com vista ao treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação, expressão facial.

·  Apresentar trabalhos individualmente ou em grupo, dando conta dos objetivos, organização e conclusão dos mesmos.

·  Recorrer às tecnologias da informação como suporte à apresentação oral.

·  Responder a questões suscitadas pela apresentação de trabalhos.

·  Assumir diferentes papéis (entrevistador, porta-voz, moderador…).





















Leitura

·  Realizar ateliês de leitura respeitando as diferentes fases (preparação, execução, apresentação e avaliação).

·  Realizar atividades antes da leitura do texto (brainstorming, mapas de ideias…).

·  Antecipar assuntos com base em capas, em títulos, em índices ou em ilustrações.

·  Realizar atividades que permitam perceber a diferença entre uma leitura global e uma leitura seletiva (ler para definir um conceito; para encontrar uma palavra específica...), para tirar notas, para organizar e completar os mapas de ideias...

·  Fomentar a utilização de materiais de referência (dicionários, enciclopédias…), para resolver problemas de compreensão.

·  Utilizar os diferentes tipos de entoação na leitura: ler a “chorar”, “a rir”…

·  Ler em voz alta.

·  Musicar poemas.

·  Implementar a utilização de um caderno de leitura, para registo das leituras feitas e reações aos textos lidos evoluindo de reações mais emocionais (gostei, não gostei) para apreciações progressivamente mais críticas e fundamentadas.

·  Praticar a leitura por prazer.

·  Relacionar textos com as suas vivências escolares e extraescolares.

·  Ler, com frequência regular, textos produzidos por iniciativa própria.

·  Ouvir ler, ler e interpretar narrativas e poemas.

·  Praticar a leitura dialogada, distinguindo as intervenções das personagens.

·  Apreender o sentido de um texto do qual foram apagadas ou semiapagadas letras e palavras.

·  Identificar as ideias principais de um texto.

·  Identificar a sequência dos acontecimentos principais numa narrativa.

·  Identificar a sequência cronológica das ações para executar uma determinada atividade.

·  Treinar a consulta de dicionários, enciclopédias infantis, prontuários...

·  Treinar, na biblioteca ou no centro de recursos, a pesquisa em suporte de papel (índices, ficheiros...) e informático (endereço, motores de busca...) por palavras, por expressão...











Escrita

·  Propor momentos para que o aluno possa pensar “o que sei sobre…”.

·  Organizar a informação em mapas ou esquemas.

·  Sensibilizar para os planos da descrição: identificação de elementos, localização e caracterização.

·  Utilizar diferentes técnicas de revisão: confrontar com o plano; grelhas de autoavaliação.

·   Realizar jogos de escrita (caligramas, palavra puxa palavra…).

·  Completar histórias, criar histórias a partir de gravuras, banda desenhada, jogos de palavras… (escrita individual ou em grupo).

·   Escrever avisos, recados, relatos de experiências…

·  Transformar histórias, recontar histórias, contar histórias.

·  Registar, por escrito, produções do património literário oral.

·  Responder a perguntas.

·  Estabelecer a sequência de acontecimentos.

·  Construir livros de histórias.

·  Redigir registos de observação.

·  Organizar um texto ou parágrafos.

·  Utilizar regularmente gramáticas, dicionários, prontuários e outros instrumentos sistematizadores, em suporte convencional ou digital, de apoio à produção escrita.


Conhecimento explícito da língua

·  Reconstruir ou reinventar palavras alterando a sua estrutura silábica (aumentar sílabas, suprimir,
·  trocar...).

·  Observar os efeitos de sentido produzidos pelas atividades de manipulação.

·  Proporcionar atividades que permitam utilizar e compreender formas corteses de atenuar a força ilocutória (ex.: Fazer pedidos em vez de dar ordens; usar fórmulas de delicadeza como “se não se importa”, “se faz favor”...).

·  Realizar atividades que permitam utilizar os sinais de pontuação para: representar aspetos da entoação; delimitar constituintes da frase; representar tipos de frase.

·  Aplicar as regras de configuração gráfica dos textos.

·  Aplicar os acentos gráficos, diacríticos e sinais auxiliares de escrita na produção de textos.

·  Exercitar o uso de sinais de pontuação (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, vírgula).

·  Distinguir sílabas tónica e átonas.

·  Estabelecer a diferença entre acento gráfico e tónico.

·  Aplicar sinais gráficos de pontuação (acento agudo, grave, circunflexo, til).

·  Explicitar regras elementares de ortografia.


Oralidade

Escutar para aprender e construir conhecimentos.


-Produzir um discurso oral com correção.


Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.
.











Apropriar-se de novos vocábulos.

Organizar os conhecimentos do texto.

















































Leitura e escrita

Ler em voz alta palavras e textos.


Ler textos diversos.
Organizar os conhecimentos do texto.




Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e comprendê-lo.

Monitorizar a compreensão.

Desenvolver o conhecimento da ortografia.


















Educação Literária

Ler e ouvir ler textos literários.


Ler para apreciar textos literários.


Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos.































Escrita


Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação.

Redigir corretamente.

Rever textos escritos.



































Gramática

Explicitar aspetos fundamentais da fonologia do português.

Conhecer propriedades das palavras.

Analisar e estruturar unidades sintáticas.

Compreender formas de organização do léxico.



































































































































































































































Matemática
Conteúdos
Objetivos
Atividades
Capacidades transversais
Metas
NÚMEROS E OPERAÇÕES
Números naturais
Relações numéricas
Regularidades
Sequências

·  Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados.
·  Comparar números e ordená-los em sequências crescentes e decrescentes.
·  Ler e representar números até à centena de milhar.
·  Ler e representar números (arredondamentos).
·  Investigar regularidades em sequências e em tabelas de números.
·  Elaborar sequências de números segundo uma dada lei de formação.
·  Resolver problemas que envolvam o raciocínio proporcional.
·  Representar e registar números até à centena de milhar.
·  Compor e decompor números até à centena de milhar.
·  Construir um ábaco com material reciclado.
·  Representar um número através de diferentes expressões numéricas.
·  Escrever a representação matemática de números em tabelas.
·  Ler e escrever números por ordens, por classes e por extenso até à centena de milhar.
·  Identificar o valor absoluto e posicional dos algarismos de um número.
·  Utilizar a calculadora na exploração de regularidades numéricas, em tarefas de investigação e na resolução de problemas.
·  Descobrir e explicar critérios de formação de sequências e completar tabelas de acordo com esses critérios.
·  Investigar regularidades numéricas e geométricas e relacioná-las.
·  Formular conjecturas matemáticas.
·  Identificar regularidades na obtenção de números pares e ímpares.
·  Realizar adições, subtrações e multiplicações.
·  Resolver problemas, envolvendo números maiores que mil.
·  Realizar jogos de raciocínio lógico.
·  Comunicar descobertas e explicitar situações vivenciadas.
·  Refletir sobre as aprendizagens.


RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Compreensão do problema
·  Identificar o objetivo e a informação relevante para a resolução de um dado problema.
Conceção, aplicação e justificação de estratégias
·  Conceber e pôr em prática estratégias de resolução de problemas, verificando a adequação dos resultados obtidos e dos processos utilizados.
RACIOCÍNIO MATEMÁTICO
Justificação
·  Explicar ideias e processos e justificar resultados matemáticos.
Formulação e teste de conjeturas
·  Formular e testar conjeturas relativas a situações matemáticas simples.
COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA
Interpretação
·  Interpretar informação e ideias matemáticas representadas de diversas formas.
Representação
·  Representar informação e ideias matemáticas de diversas formas.
Expressão
·  Expressar ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito, utilizando linguagem e vocabulário próprios.
Discussão
·  Discutir resultados, processos e ideias matemáticos.
Sistema de numeração decimal
Descodificar o sistema de numeração decimal

Adição e subtração
Resolver Problemas



Estudo do Meio
Conteúdos
Objetivos específicos
Atividades
Objetivos gerais

À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

OS MEMBROS DA SUA FAMÍLIA

O PASSADO FAMILIAR MAIS LONGÍNQUO

À DESCOBERTA DE SI MESMO

A SUA NATURALIDADE E NACIONALIDADE

À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

SÍMBOLOS LOCAIS (BANDEIRAS E BRASÕES)

CONHECER SÍMBOLOS REGIONAIS (BANDEIRAS E HINOS REGIONAIS)


·  Estabelecer relações de parentesco (tios, primos, sobrinhos…): construir uma árvore genealógica simples (até à 3.ª geração — avós).

·  Reconhecer datas e factos significativos da história da família: localizar numa linha de tempo.

·  Reconhecer locais importantes para a história da família: localizar esses locais em mapas ou plantas.

·  Conhecer unidades de tempo: a década.

·  Distinguir freguesia/concelho/distrito/país.

·  Reconhecer os símbolos locais (da freguesia e do concelho).

·  Reconhecer os símbolos regionais dos Açores e da Madeira.

·  Comparar fotografias de famílias e identificar semelhanças e diferenças.
·  Dialogar sobre a família e os seus elementos.
·  Representar a família através de um genograma.
·  Identificar relações de parentesco.
·  Organizar informações sobre os elementos da família: locais de nascimento, idades, profissões…
·  Listar os principais acontecimentos da história da família numa linha de tempo, indicando as datas e os locais.
·  Pintar, na linha do tempo, o espaço correspondente a uma década.
·  Recolher informações sobre a freguesia e o concelho (localização geográfica, bandeiras…) e elaborar cartazes ou apresentações multimédia.
·  Esquematizar a relação entre freguesia, concelho, distrito ou região autónoma e país.
·  Identificar o local de nascimento num mapa.
·  Analisar os documentos de identificação: assento de nascimento, bilhete de identidade, cartão de cidadão.
·  Pesquisar sobre as regiões autónomas.

·  Estruturar o conhecimento de si próprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de autoconfiança e valorizando a sua identidade e raízes.

·  Identificar os principais elementos do meio social envolvente (família, escola, comunidade e suas formas de organização e atividades humanas), comparando e relacionando as suas principais características.

·  Desenvolver e estruturar noções de espaço e de tempo e identificar alguns elementos relativos à História e à geografia de Portugal.

·  Utilizar alguns processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação.

·  Selecionar diferentes fontes de informação (orais, escritas, observação, etc.) e utilizar diversas formas de recolha e de tratamento de dados simples (entrevistas, inquéritos, cartazes, gráficos, tabelas). Utilizar diferentes modalidades para comunicar a informação recolhida.

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