Conteúdos
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Descritores
de desempenho
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Atividades
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Metas Curriculares
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COMPREENSÃO DO ORAL
Vocabulário
Instruções,
indicações
Informação
essencial e acessória
Facto e opinião
Ideia principal, tema,
tópico, assunto
Repetições, frases
inacabadas, pausa...
Normas da língua
padrão
EXPRESSÃO ORAL
Articulação e entoação
Planificação do
discurso
Reconto
Descrição
Aviso, pergunta,
pedido, recado, instrução
Respostas a
questionários
Literatura oral e
tradicional
LEITURA
Pesquisa e
organização da informação (tema, assunto, mapas de ideias e de conceitos, esquemas…)
Informação relevante e
acessória
Funções e objetivos da leitura
Relações intratextuais (parte-todo, causa-efeito, facto-opinião)
Componentes da
narrativa: personagens (principal, secundária(s)), espaço, tempo e ação
Texto instrucional:
instrução; ação, explicação; sequencialização; abreviaturas
Poesia: verso,
estrofe, rima e refrão
Texto
conversacional: verbos introdutores do relato no discurso; marcas
gráficas (travessão; dois pontos)
Leitura orientada
Tipos e formas de leitura
Ilustração, grafismo; humor,
ironia; rimas
PNL – As Fadas Verdes, de Matilde Rosa
Araújo (oito poemas)
ESCRITA
Planificação de
textos
Configuração gráfica
Texto narrativo,
descritivo, conversacional, poesia
Componentes da
narrativa (personagens, espaço, tempo e ação)
Texto conversacional: verbos
introdutores do relato no discurso; marcas gráficas (travessão; dois pontos)
Revisão de textos
CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA (CEL)
Palavra, palavra
simples, palavra complexa
Radical
Léxico e Vocabulário
Família de palavras
Significação; relações
semânticas entre palavras
Sinónimos,
antónimos
Diálogo
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Compreensão do oral
· Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível:
− apropriar-se de novos vocábulos;
− descobrir pelo contexto o significado de palavras
desconhecidas;
− cumprir instruções;
− responder a questões acerca do que ouviu;
− identificar informação essencial e acessória;
− identificar informação explícita e implícita;
− relatar o essencial de uma história ouvida ou de
uma ocorrência;
− fazer inferências;
− esclarecer dúvidas;
− recontar o que ouviu;
− identificar diferentes intencionalidades
comunicativas.
· Pedir informações e esclarecimentos para clarificar a informação ouvida.
· Utilizar técnicas para registar, tratar e reter a informação:
− identificar ideias-chave;
− hierarquizar a informação;
− tomar notas;
− preencher grelhas de registo;
− esquematizar;
− articular a informação retida com conhecimentos
prévios;
− procurar informação complementar.
· Manifestar sentimentos, sensações, ideias e pontos de vista pessoais
suscitados pelos discursos ouvidos (uma audição musical, uma peça de teatro,
notícias, reportagens, anúncios publicitários, histórias).
· Identificar aspetos de diferenciação e variação linguística.
Expressão oral
· Usar a palavra de uma forma clara e audível no âmbito das tarefas a
realizar.
· Produzir frases complexas.
· Planificar o discurso de acordo com o objetivo, o destinatário e os meios
a utilizar.
· Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com intenções
específicas:
− expressar sentimentos e emoções;
− relatar, recontar, contar;
− informar, explicar, dar instruções;
− descrever;
− formular perguntas;
− partilhar informações e conhecimentos.
· Dizer textos poéticos memorizados com clareza e entoação adequadas.
· Reproduzir e recriar trava-línguas, lengalengas, adivinhas, provérbios,
contos.
· Respeitar as convenções que regulam a interação:
− ouvir os outros;
− esperar a sua vez;
− respeitar o tema;
− acrescentar informação pertinente;
− usar os princípios de cortesia e formas de
tratamento adequados.
· Participar em atividades de expressão orientada, respeitando regras e
papéis específicos:
− reagir ao que é dito;
− interpretar pontos de vista diferentes;
− justificar opiniões;
− retomar o assunto;
− precisar ou resumir ideias;
− moderar a discussão;
− justificar atitudes, opções, escolhas e
comportamentos.
· Dramatizar textos e situações.
Leitura
· Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as instruções de atividades
ou tarefas.
· Encontrar num enunciado a informação necessária à concretização de uma
tarefa a realizar.
· Dominar as técnicas que, em suporte de papel e informático, permitem
aceder à informação.
· Localizar a informação a partir de palavras ou expressões-chave.
· Mobilizar conhecimentos prévios.
· Antecipar o assunto de um texto.
· Definir o objetivo da leitura.
· Saber utilizar diferentes estratégias de leitura de acordo com o
objetivo.
· Fazer uma leitura que possibilite:
− confrontar as previsões feitas com o assunto do
texto;
− identificar a intenção comunicativa;
− detetar informação relevante;
− descobrir o sentido de palavras desconhecidas com
base na estrutura interna e no contexto semântico;
− relacionar a informação lida com conhecimentos
exteriores ao texto;
− captar sentidos implícitos;
− comparar um texto com outro(s) e detetar traços
comuns e contrastes;
− transformar, parcial ou totalmente, textos lidos em
quadros-síntese, mapas conceptuais, esquemas…;
− responder a questões;
− formular questões;
− Identificar as principais características de
diferentes tipos de texto ou sequências textuais;
− identificar o sentido global de um texto;
− resumir textos, sequências ou parágrafos;
− procurar informação complementar;
− propor títulos para textos ou partes de textos.
· Recorrer a diferentes estratégias para resolver problemas de compreensão.
· Ler em voz alta para diferentes públicos.
· Ler, de acordo com orientações previamente estabelecidas, textos de
diferentes tipos e com diferente extensão.
· Ler por iniciativa própria.
· Recriar textos em diferentes formas de expressão (verbal, musical,
plástica, gestual e corporal).
· Exprimir sentimentos, emoções, opiniões, provocados pela leitura de
textos.
· Propor soluções/alternativas distintas, mas compatíveis com a estrutura
nuclear do texto.
· Escolher autonomamente livros de acordo com os seus interesses pessoais.
· Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e reagir aos textos.
ESCRITA
· Elaborar, por escrito, de modo autónomo, respostas a questionários.
· Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar e
transmitir a informação.
· Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de
texto e os conteúdos:
− recolher a informação em diferentes suportes;
− organizar a informação.
· Redigir textos (de acordo com o plano previamente elaborado; respeitando
as convenções (orto)gráficas e de pontuação; utilizando os mecanismos de
coesão e coerência adequados):
− construir narrativas, no plano do real ou da ficção,
obedecendo à sua estrutura;
− elaborar uma descrição de uma cena, objeto,
paisagem, pessoa ou personagem;
− elaborar um texto, integrando situações de diálogo
(banda desenhada, entrevistas…).
· Rever os textos com vista ao seu aperfeiçoamento:
− identificar erros;
− acrescentar, apagar, substituir;
− condensar, reordenar, reconfigurar;
− reescrever o texto.
· Cuidar da apresentação final dos textos.
· Escrever textos por sua iniciativa.
· Escrever diferentes textos mediante proposta do professor.
Conhecimento explícito da
língua
· Manipular palavras e constituintes de palavras e observar os efeitos
produzidos:
− segmentar palavras nos seus constituintes;
− produzir novas palavras a partir de sufixos e
prefixos.
· Explicitar regras e procedimentos:
− distinguir palavras simples e complexas
− identificar palavras que pertencem à mesma família;
− identificar relações de significado entre palavras.
· Manipular palavras em frases.
· Explicitar regras e procedimentos:
− identificar marcas do discurso direto no modo oral
e escrito.
· Mobilizar o saber adquirido na compreensão e expressão oral e escrita.
· Manipular dados e observar os efeitos produzidos.
· Comparar dados e descobrir regularidades.
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Compreensão do oral
· Ouvir textos produzidos por diferentes interlocutores, usando registos
diversificados da língua.
· Preencher fichas de interpretação textual a partir de enunciados orais.
· Interpretar enunciados orais de natureza diversificada (avisos,
instruções...).
· Descobrir, pelo contexto, o significado de palavras, ainda desconhecidas,
alargando, assim, o vocabulário passivo.
· Escutar discursos de pequena extensão.
· Escutar produções do património oral (lengalengas, lendas, adivinhas...).
· Transpor enunciados orais para outras formas e comunicação (gestual,
pictórica...).
Expressão oral
· Participar em diálogos e debates, expressando os seus sentimentos e
expondo as suas opiniões.
· Narrar situações reais ou imaginárias.
· Realizar atividades de dramatização com vista ao treino da voz, dos
gestos, das pausas, da entoação, expressão facial.
· Apresentar trabalhos individualmente ou em grupo, dando conta dos
objetivos, organização e conclusão dos mesmos.
· Recorrer às tecnologias da informação como suporte à apresentação oral.
· Responder a questões suscitadas pela apresentação de trabalhos.
Leitura
· Realizar ateliês de leitura respeitando as diferentes fases (preparação,
execução, apresentação e avaliação).
· Realizar atividades antes da leitura do texto: brainstorming, mapas de ideias.
· Antecipar assuntos com base em capas, em títulos, em índices ou em
ilustrações.
· Realizar atividades que permitam perceber a diferença entre uma leitura
global e uma leitura seletiva (ler para definir um conceito; para encontrar uma
palavra específica...), para tirar notas, para organizar e completar os mapas
de ideias...
· Fomentar a utilização de materiais de referência (dicionários, enciclopédias…)
para resolver problemas de compreensão.
· Utilizar os diferentes tipos de entoação na leitura: ler a “chorar”, “a
rir”…
· Ler em voz alta.
· Musicar poemas.
· Praticar a leitura por prazer.
· Relacionar textos com as suas vivências escolares e extraescolares.
· Ler, com frequência regular, textos produzidos por iniciativa própria.
· Ouvir ler, ler e interpretar narrativas e poemas.
· Praticar a leitura dialogada, distinguindo as intervenções das
personagens.
· Apreender o sentido de um texto do qual foram apagadas ou semiapagadas
letras e palavras.
· Identificar as ideias principais de um texto.
· Identificar a sequência dos acontecimentos principais numa narrativa.
· Identificar a sequência cronológica das ações para executar uma
determinada atividade.
Escrita
· Propor momentos para que o aluno possa pensar “no que sei sobre?”.
· Organizar a informação em mapas ou esquemas.
· Sensibilizar para os planos da descrição: identificação de elementos,
localização e caracterização.
· Utilizar diferentes técnicas de revisão: confrontar com o plano; grelhas
de autoavaliação.
· Realizar jogos de escrita (caligramas, palavra puxa palavra…).
· Transformar histórias, recontar histórias, contar histórias.
· Registar, por escrito, produções do património literário oral.
· Responder a perguntas.
· Redigir poemas.
· Escrever textos com diálogos e textos para teatro.
· Utilizar regularmente gramáticas, dicionários, prontuários e outros
instrumentos sistematizadores, em suporte convencional ou digital, de apoio à
produção escrita.
Conhecimento explícito da língua
· Reconstruir ou reinventar palavras alterando a sua estrutura silábica (aumentar
sílabas, suprimir,
· trocar...).
· Identificação de radicais e afixos em palavras.
· Observar os efeitos de sentido produzidos pelas atividades de
manipulação.
· Elaborar listas de sinónimos, antónimos, de famílias de palavras, mapas semânticos
como suporte à produção oral e escrita.
· Utilizar diferentes formas de introduzir as “falas das personagens”:
disse, murmurou, argumentou, respondeu...
· Aplicar as regras de configuração gráfica dos textos.
· Distinguir diferentes tipos de textos (prosa, poesia, banda desenhada,
texto oral).
· Explicitar regras elementares de ortografia.
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Oralidade
Escutar para aprender e construir conhecimentos.
Produzir um discurso
oral com correção.
Produzir
discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o
interlocutor.
Leitura
Ler
em voz alta palavras e textos.
Ler textos diversos.
Organizar
os conhecimentos do texto.
Relacionar o texto
com conhecimentos anteriores e comprendê-lo.
Monitorizar a
compreensão.
Desenvolver o
conhecimento da ortografia.
Educação Literária
Ler e ouvir ler textos literários.
Compreender o
essencial dos textos escutados e lidos
Ler para apreciar
textos literários.
Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.
Dizer e escrever, em termos pessoais e
criativos.
Escrita
Mobilizar o conhecimento da representação
gráfica e da pontuação.
Planificar a escrita
de textos.
Escrever textos narrativos.
Escrever textos dialogais.
Redigir corretamente.
Rever textos escritos.
Gramática
Conhecer propriedades das palavras.
Analisar e estruturar unidades sintáticas.
Compreender formas
de organização do léxico.
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MATEMÁTICA
Conteúdos
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Objetivos
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Atividades
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Capacidades
transversais
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Metas
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NÚMEROS E OPERAÇÕES
Operações com números naturais
Adição
Subtração
Multiplicação
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· Utilizar estratégias de cálculo
mental para a adição.
· Utilizar estratégias de cálculo
mental (uso da calculadora).
· Compreender e realizar o algoritmo da
adição.
· Realizar estimativas e avaliar a
razoabilidade de um dado resultado em situações de cálculo.
· Utilizar estratégias de cálculo
mental para a subtração.
· Compreender e realizar o algoritmo da
subtração por decomposição e por compensação.
· Compreender, construir e memorizar a
tabuada da multiplicação por seis e por sete.
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· Arredondar números à dezena mais
próxima, à centena mais próxima e ao milhar mais próximo.
· Fazer estimativas.
· Efectuar o algoritmo da adição e da
subtração.
· Realizar adições e subtrações através
de diferentes estratégias de cálculo.
· Calcular mentalmente adições e subtrações.
· Efectuar operações utilizando
processos de subtração por decomposição e por compensação.
· Resolver problemas envolvendo a
adição e a subtração.
· Representar contagens através de
imagens (formar conjuntos) para compreender a multiplicação.
· Construir tabuadas em papel
quadriculado (6 e 7).
· Identificar múltiplos de um número
natural.
· Marcar os múltiplos de um número em
tabelas numéricas.
· Utilizar diferentes estratégias de
cálculo para encontrar um produto na multiplicação.
· Resolver problemas envolvendo a
multiplicação.
· Realizar jogos de raciocínio lógico.
· Comunicar descobertas e explicitar
situações vivenciadas.
· Refletir sobre as aprendizagens.
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RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Compreensão
do problema
· Identificar o objetivo e a informação
relevante para a resolução de um dado problema.
Conceção,
aplicação e justificação de estratégias
· Conceber e pôr em prática estratégias
de resolução de problemas, verificando a adequação dos resultados obtidos e
dos processos utilizados.
RACIOCÍNIO MATEMÁTICO
Justificação
· Explicar ideias e processos e
justificar resultados matemáticos.
Formulação
e teste de conjeturas
· Formular e testar conjeturas
relativas a situações matemáticas simples.
COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA
Interpretação
· Interpretar informação e ideias
matemáticas representadas de diversas formas.
Representação
· Representar informação e ideias
matemáticas de diversas formas.
Expressão
· Expressar ideias e processos
matemáticos, oralmente e por escrito, utilizando linguagem e vocabulário
próprios.
Discussão
Discutir
resultados, processos e ideias matemáticos.
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Adição e subtração
Adicionar e subtrair números naturais
Resolver Problemas
Multiplicação
Multiplicar números naturais
Resolver problemas
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ESTUDO DO MEIO
Conteúdos
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Objetivos
específicos
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Atividades
|
Objetivos
gerais
|
À
DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
O
PASSADO DO MEIO LOCAL
À
DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS
MEIOS
DE COMUNICAÇÃO
À
DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS
REALIZAR
EXPERIÊNCIAS DE MECÂNICA
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· Identificar figuras
da história local presentes na toponímia, estatuária, tradição oral…
· Conhecer factos e
datas importantes para a história local (origem da povoação, concessão de
forais, batalhas, lendas históricas…).
· Conhecer vestígios
do passado local: construções (habitações, castelos, moinhos, antigas
fábricas, igrejas, monumentos pré-
-históricos,
pontes, solares, pelourinhos…); alfaias e instrumentos antigos e atividades a
que estavam ligados; costumes e tradições locais (festas, jogos tradicionais,
medicina popular, trajes, gastronomia…); feriado municipal (acontecimento a
que está ligado).
· Reconhecer a
importância do património histórico local.
· Investigar sobre a
evolução das comunicações (pessoais e sociais).
· Investigar sobre a
evolução dos transportes.
· Realizar
experiências com rodas dentadas (transmissão do movimento).
· Realizar
experiências com molas e elásticos (elasticidade).
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· Identificar
construções antigas e vestígios do
passado da localidade.
· Em trabalho de
grupo, pesquisar (na Internet, entrevistar pessoas, consultar livros,
recolher fotografias antigas…) e organizar as informações sobre o passado da
localidade: factos e datas importantes, figuras da história local, monumentos
e edificações antigas, instrumentos, costumes e tradições.
· Pesquisar sobre a
evolução dos meios de comunicação e organizar a informação recolhida em
cartazes ou apresentações multimédia.
· Pesquisar sobre a
evolução dos meios de transporte e organizar a informação recolhida em
cartazes ou apresentações multimédia.
· Construir uma
engrenagem e analisar o seu funcionamento.
· Utilizar uma mola
para experimentar as suas propriedades.
· Construir um carro
movido a elástico e realizar corridas de velocidade e distância.
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· Estruturar o
conhecimento de si próprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de
autoconfiança e valorizando a sua identidade e raízes.
· Desenvolver e estruturar noções de espaço
e de tempo e identificar alguns elementos relativos à História e à geografia
de Portugal.
· Utilizar alguns
processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar,
descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas,
ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e
experimentação.
· Selecionar
diferentes fontes de informação (orais, escritas, observação, etc.) e
utilizar diversas formas de recolha e de tratamento de dados simples
(entrevistas, inquéritos, cartazes, gráficos, tabelas). Utilizar diferentes
modalidades para comunicar a informação recolhida.
· Reconhecer e
valorizar o seu património histórico e cultural e desenvolver o respeito por
outros povos e culturas, rejeitando qualquer tipo de discriminação.
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