terça-feira, 6 de novembro de 2012

Planificação do mês de novembro de 2012

PORTUGUÊS
Conteúdos
Descritores de desempenho
Atividades
Metas Curriculares

COMPREENSÃO DO ORAL

Vocabulário

Instruções, indicações

Informação essencial e acessória

Facto e opinião

Ideia principal, tema, tópico, assunto

Repetições, frases
inacabadas, pausa...

Normas da língua padrão














EXPRESSÃO ORAL

Articulação e entoação

Planificação do discurso

Reconto

Descrição

Aviso, pergunta, pedido, recado, instrução

Respostas a questionários

Literatura oral e tradicional






























LEITURA

Pesquisa e organização da informação (tema, assunto, mapas de ideias e de conceitos, esquemas…)

Informação relevante e acessória

Funções e objetivos da leitura

Relações intratextuais (parte-todo, causa-efeito, facto-opinião)

Componentes da narrativa: personagens (principal, secundária(s)), espaço, tempo e ação

Texto instrucional: instrução; ação, explicação; sequencialização; abreviaturas

Poesia: verso, estrofe, rima e refrão

Texto conversacional: verbos introdutores do relato no discurso; marcas gráficas (travessão; dois pontos)

Leitura orientada

Tipos e formas de leitura

Ilustração, grafismo; humor, ironia; rimas


PNL – As Fadas Verdes, de Matilde Rosa Araújo (oito poemas)


















ESCRITA

Planificação de textos

Configuração gráfica

Texto narrativo, descritivo, conversacional, poesia

Componentes da narrativa (personagens, espaço, tempo e ação)

Texto conversacional: verbos introdutores do relato no discurso; marcas gráficas (travessão; dois pontos)

Revisão de textos

















CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA (CEL)

Palavra, palavra simples, palavra complexa
Radical

Léxico e Vocabulário
Família de palavras
Significação; relações semânticas entre palavras
Sinónimos, antónimos
Diálogo


Compreensão do oral

·  Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível:
apropriar-se de novos vocábulos;
descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas;
cumprir instruções;
responder a questões acerca do que ouviu;
identificar informação essencial e acessória;
identificar informação explícita e implícita;
relatar o essencial de uma história ouvida ou de uma ocorrência;
fazer inferências;
esclarecer dúvidas;
recontar o que ouviu;
identificar diferentes intencionalidades comunicativas.

·  Pedir informações e esclarecimentos para clarificar a informação ouvida.

·  Utilizar técnicas para registar, tratar e reter a informação:
identificar ideias-chave;
hierarquizar a informação;
tomar notas;
preencher grelhas de registo;
esquematizar;
articular a informação retida com conhecimentos prévios;
procurar informação complementar.

·  Manifestar sentimentos, sensações, ideias e pontos de vista pessoais suscitados pelos discursos ouvidos (uma audição musical, uma peça de teatro, notícias, reportagens, anúncios publicitários, histórias).

·  Identificar aspetos de diferenciação e variação linguística.


Expressão oral

·  Usar a palavra de uma forma clara e audível no âmbito das tarefas a realizar.

·  Produzir frases complexas.

·  Planificar o discurso de acordo com o objetivo, o destinatário e os meios a utilizar.

·  Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com intenções específicas:
expressar sentimentos e emoções;
relatar, recontar, contar;
informar, explicar, dar instruções;
descrever;
formular perguntas;
partilhar informações e conhecimentos.

·  Dizer textos poéticos memorizados com clareza e entoação adequadas.

·  Reproduzir e recriar trava-línguas, lengalengas, adivinhas, provérbios, contos.

·  Respeitar as convenções que regulam a interação:
ouvir os outros;
esperar a sua vez;
respeitar o tema;
acrescentar informação pertinente;
usar os princípios de cortesia e formas de tratamento adequados.

·  Participar em atividades de expressão orientada, respeitando regras e papéis específicos:
reagir ao que é dito;
interpretar pontos de vista diferentes;
justificar opiniões;
retomar o assunto;
precisar ou resumir ideias;
moderar a discussão;
justificar atitudes, opções, escolhas e comportamentos.

·  Dramatizar textos e situações.


Leitura

·  Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as instruções de atividades ou tarefas.

·  Encontrar num enunciado a informação necessária à concretização de uma tarefa a realizar.

·  Dominar as técnicas que, em suporte de papel e informático, permitem aceder à informação.

·  Localizar a informação a partir de palavras ou expressões-chave.

·  Mobilizar conhecimentos prévios.

·  Antecipar o assunto de um texto.

·  Definir o objetivo da leitura.

·  Saber utilizar diferentes estratégias de leitura de acordo com o objetivo.

·  Fazer uma leitura que possibilite:
confrontar as previsões feitas com o assunto do texto;
identificar a intenção comunicativa;
detetar informação relevante;
descobrir o sentido de palavras desconhecidas com base na estrutura interna e no contexto semântico;
relacionar a informação lida com conhecimentos exteriores ao texto;
captar sentidos implícitos;
comparar um texto com outro(s) e detetar traços comuns e contrastes;
transformar, parcial ou totalmente, textos lidos em quadros-síntese, mapas conceptuais, esquemas…;
responder a questões;
formular questões;
Identificar as principais características de diferentes tipos de texto ou sequências textuais;
identificar o sentido global de um texto;
resumir textos, sequências ou parágrafos;
procurar informação complementar;
propor títulos para textos ou partes de textos.

·  Recorrer a diferentes estratégias para resolver problemas de compreensão.

·  Ler em voz alta para diferentes públicos.

·  Ler, de acordo com orientações previamente estabelecidas, textos de diferentes tipos e com diferente extensão.

·  Ler por iniciativa própria.

·  Recriar textos em diferentes formas de expressão (verbal, musical, plástica, gestual e corporal).

·  Exprimir sentimentos, emoções, opiniões, provocados pela leitura de textos.

·  Propor soluções/alternativas distintas, mas compatíveis com a estrutura nuclear do texto.

·  Escolher autonomamente livros de acordo com os seus interesses pessoais.

·  Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e reagir aos textos.

ESCRITA

·  Elaborar, por escrito, de modo autónomo, respostas a questionários.

·  Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar e transmitir a informação.

·  Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos:
recolher a informação em diferentes suportes;
organizar a informação.

·  Redigir textos (de acordo com o plano previamente elaborado; respeitando as convenções (orto)gráficas e de pontuação; utilizando os mecanismos de coesão e coerência adequados):
construir narrativas, no plano do real ou da ficção, obedecendo à sua estrutura;
elaborar uma descrição de uma cena, objeto, paisagem, pessoa ou personagem;
elaborar um texto, integrando situações de diálogo (banda desenhada, entrevistas…).

·  Rever os textos com vista ao seu aperfeiçoamento:
identificar erros;
acrescentar, apagar, substituir;
condensar, reordenar, reconfigurar;
reescrever o texto.

·  Cuidar da apresentação final dos textos.

·  Escrever textos por sua iniciativa.

·  Escrever diferentes textos mediante proposta do professor.




Conhecimento explícito da língua

·  Manipular palavras e constituintes de palavras e observar os efeitos produzidos:
segmentar palavras nos seus constituintes;
produzir novas palavras a partir de sufixos e prefixos.

·  Explicitar regras e procedimentos:
distinguir palavras simples e complexas
identificar palavras que pertencem à mesma família;
identificar relações de significado entre palavras.

·  Manipular palavras em frases.

·  Explicitar regras e procedimentos:
identificar marcas do discurso direto no modo oral e escrito.

·  Mobilizar o saber adquirido na compreensão e expressão oral e escrita.

·  Manipular dados e observar os efeitos produzidos.

·  Comparar dados e descobrir regularidades.


Compreensão do oral

·  Ouvir textos produzidos por diferentes interlocutores, usando registos diversificados da língua.

·  Preencher fichas de interpretação textual a partir de enunciados orais.

·  Interpretar enunciados orais de natureza diversificada (avisos, instruções...).

·  Descobrir, pelo contexto, o significado de palavras, ainda desconhecidas, alargando, assim, o vocabulário passivo.

·  Escutar discursos de pequena extensão.

·  Escutar produções do património oral (lengalengas, lendas, adivinhas...).

·  Transpor enunciados orais para outras formas e comunicação (gestual, pictórica...).











Expressão oral

·  Participar em diálogos e debates, expressando os seus sentimentos e expondo as suas opiniões.

·  Narrar situações reais ou imaginárias.

·  Realizar atividades de dramatização com vista ao treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação, expressão facial.

·  Apresentar trabalhos individualmente ou em grupo, dando conta dos objetivos, organização e conclusão dos mesmos.

·  Recorrer às tecnologias da informação como suporte à apresentação oral.

·  Responder a questões suscitadas pela apresentação de trabalhos.


























Leitura

·  Realizar ateliês de leitura respeitando as diferentes fases (preparação, execução, apresentação e avaliação).

·  Realizar atividades antes da leitura do texto: brainstorming, mapas de ideias.

·  Antecipar assuntos com base em capas, em títulos, em índices ou em ilustrações.

·  Realizar atividades que permitam perceber a diferença entre uma leitura global e uma leitura seletiva (ler para definir um conceito; para encontrar uma palavra específica...), para tirar notas, para organizar e completar os mapas de ideias...

·  Fomentar a utilização de materiais de referência (dicionários, enciclopédias…) para resolver problemas de compreensão.

·  Utilizar os diferentes tipos de entoação na leitura: ler a “chorar”, “a rir”…

·  Ler em voz alta.

·  Musicar poemas.

·  Praticar a leitura por prazer.

·  Relacionar textos com as suas vivências escolares e extraescolares.

·  Ler, com frequência regular, textos produzidos por iniciativa própria.

·  Ouvir ler, ler e interpretar narrativas e poemas.

·  Praticar a leitura dialogada, distinguindo as intervenções das personagens.

·  Apreender o sentido de um texto do qual foram apagadas ou semiapagadas letras e palavras.

·  Identificar as ideias principais de um texto.

·  Identificar a sequência dos acontecimentos principais numa narrativa.

·  Identificar a sequência cronológica das ações para executar uma determinada atividade.













Escrita

·  Propor momentos para que o aluno possa pensar “no que sei sobre?”.

·  Organizar a informação em mapas ou esquemas.

·  Sensibilizar para os planos da descrição: identificação de elementos, localização e caracterização.

·  Utilizar diferentes técnicas de revisão: confrontar com o plano; grelhas de autoavaliação.

·  Realizar jogos de escrita (caligramas, palavra puxa palavra…).

·  Transformar histórias, recontar histórias, contar histórias.

·  Registar, por escrito, produções do património literário oral.

·  Responder a perguntas.

·  Redigir poemas.

·  Escrever textos com diálogos e textos para teatro.

·  Utilizar regularmente gramáticas, dicionários, prontuários e outros instrumentos sistematizadores, em suporte convencional ou digital, de apoio à produção escrita.




Conhecimento explícito da língua

·  Reconstruir ou reinventar palavras alterando a sua estrutura silábica (aumentar sílabas, suprimir,
·  trocar...).

·  Identificação de radicais e afixos em palavras.

·  Observar os efeitos de sentido produzidos pelas atividades de manipulação.

·  Elaborar listas de sinónimos, antónimos, de famílias de palavras, mapas semânticos como suporte à produção oral e escrita.

·  Utilizar diferentes formas de introduzir as “falas das personagens”: disse, murmurou, argumentou, respondeu...

·  Aplicar as regras de configuração gráfica dos textos.

·  Distinguir diferentes tipos de textos (prosa, poesia, banda desenhada, texto oral).

·  Explicitar regras elementares de ortografia.


Oralidade

Escutar para aprender e construir conhecimentos.



Produzir um discurso oral com correção.


Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.


































































Leitura

Ler em voz alta palavras e textos.


Ler textos diversos.
Organizar os conhecimentos do texto.



Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e comprendê-lo.

Monitorizar a compreensão.

Desenvolver o conhecimento da ortografia.



























Educação Literária

Ler e ouvir ler textos literários.

Compreender o essencial dos textos escutados e lidos

Ler para apreciar textos literários.

Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.

Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos.







Escrita

Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação.

Planificar a escrita de textos.

Escrever textos narrativos.

Escrever textos dialogais.

Redigir corretamente.

Rever textos escritos.






















Gramática


Conhecer propriedades das palavras.

Analisar e estruturar unidades sintáticas.

Compreender formas de organização do léxico.


MATEMÁTICA
Conteúdos
Objetivos
Atividades
Capacidades transversais
Metas
NÚMEROS E OPERAÇÕES
Operações com números naturais
Adição
Subtração
Multiplicação



























·  Utilizar estratégias de cálculo mental para a adição.
·  Utilizar estratégias de cálculo mental (uso da calculadora).
·  Compreender e realizar o algoritmo da adição.
·  Realizar estimativas e avaliar a razoabilidade de um dado resultado em situações de cálculo.
·  Utilizar estratégias de cálculo mental para a subtração.
·  Compreender e realizar o algoritmo da subtração por decomposição e por compensação.
·  Compreender, construir e memorizar a tabuada da multiplicação por seis e por sete.

·  Arredondar números à dezena mais próxima, à centena mais próxima e ao milhar mais próximo.
·  Fazer estimativas.
·  Efectuar o algoritmo da adição e da subtração.
·  Realizar adições e subtrações através de diferentes estratégias de cálculo.
·  Calcular mentalmente adições e subtrações.
·  Efectuar operações utilizando processos de subtração por decomposição e por compensação.
·  Resolver problemas envolvendo a adição e a subtração.
·  Representar contagens através de imagens (formar conjuntos) para compreender a multiplicação.
·  Construir tabuadas em papel quadriculado (6 e 7).
·  Identificar múltiplos de um número natural.
·  Marcar os múltiplos de um número em tabelas numéricas.
·  Utilizar diferentes estratégias de cálculo para encontrar um produto na multiplicação.
·  Resolver problemas envolvendo a multiplicação.
·  Realizar jogos de raciocínio lógico.
·  Comunicar descobertas e explicitar situações vivenciadas.
·  Refletir sobre as aprendizagens.











RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Compreensão do problema
·  Identificar o objetivo e a informação relevante para a resolução de um dado problema.
Conceção, aplicação e justificação de estratégias
·  Conceber e pôr em prática estratégias de resolução de problemas, verificando a adequação dos resultados obtidos e dos processos utilizados.
RACIOCÍNIO MATEMÁTICO
Justificação
·  Explicar ideias e processos e justificar resultados matemáticos.
Formulação e teste de conjeturas
·  Formular e testar conjeturas relativas a situações matemáticas simples.
COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA
Interpretação
·  Interpretar informação e ideias matemáticas representadas de diversas formas.
Representação
·  Representar informação e ideias matemáticas de diversas formas.
Expressão
·  Expressar ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito, utilizando linguagem e vocabulário próprios.
Discussão
Discutir resultados, processos e ideias matemáticos.
Adição e subtração
Adicionar e subtrair números naturais
Resolver Problemas
Multiplicação
Multiplicar números naturais
Resolver problemas




































ESTUDO DO MEIO

Conteúdos
Objetivos específicos
Atividades
Objetivos gerais

À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

O PASSADO DO MEIO LOCAL

À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS

REALIZAR EXPERIÊNCIAS DE MECÂNICA


·  Identificar figuras da história local presentes na toponímia, estatuária, tradição oral…

·  Conhecer factos e datas importantes para a história local (origem da povoação, concessão de forais, batalhas, lendas históricas…).

·  Conhecer vestígios do passado local: construções (habitações, castelos, moinhos, antigas fábricas, igrejas, monumentos pré-
-históricos, pontes, solares, pelourinhos…); alfaias e instrumentos antigos e atividades a que estavam ligados; costumes e tradições locais (festas, jogos tradicionais, medicina popular, trajes, gastronomia…); feriado municipal (acontecimento a que está ligado).

·  Reconhecer a importância do património histórico local.

·  Investigar sobre a evolução das comunicações (pessoais e sociais).

·  Investigar sobre a evolução dos transportes.

·  Realizar experiências com rodas dentadas (transmissão do movimento).

·  Realizar experiências com molas e elásticos (elasticidade).














·  Identificar construções antigas e vestígios do  passado da localidade.
·  Em trabalho de grupo, pesquisar (na Internet, entrevistar pessoas, consultar livros, recolher fotografias antigas…) e organizar as informações sobre o passado da localidade: factos e datas importantes, figuras da história local, monumentos e edificações antigas, instrumentos, costumes e tradições.
·  Pesquisar sobre a evolução dos meios de comunicação e organizar a informação recolhida em cartazes ou apresentações multimédia.
·  Pesquisar sobre a evolução dos meios de transporte e organizar a informação recolhida em cartazes ou apresentações multimédia.
·  Construir uma engrenagem e analisar o seu funcionamento.
·  Utilizar uma mola para experimentar as suas propriedades.
·  Construir um carro movido a elástico e realizar corridas de velocidade e distância.





·  Estruturar o conhecimento de si próprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de autoconfiança e valorizando a sua identidade e raízes.

·     Desenvolver e estruturar noções de espaço e de tempo e identificar alguns elementos relativos à História e à geografia de Portugal.

·  Utilizar alguns processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação.

·  Selecionar diferentes fontes de informação (orais, escritas, observação, etc.) e utilizar diversas formas de recolha e de tratamento de dados simples (entrevistas, inquéritos, cartazes, gráficos, tabelas). Utilizar diferentes modalidades para comunicar a informação recolhida.

·  Reconhecer e valorizar o seu património histórico e cultural e desenvolver o respeito por outros povos e culturas, rejeitando qualquer tipo de discriminação.

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