quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Planificação de Português do mês de janeiro de 2013


COMPREENSÃO DO ORAL

Vocabulário

Instruções, indicações

Informação essencial e acessória

Facto e opinião

Ideia principal, tema, tópico, assunto

Repetições, frases inacabadas, pausa...

Normas da língua padrão















EXPRESSÃO ORAL

Articulação e entoação

Planificação do discurso

Descrição

Aviso, pergunta, pedido, recado, instrução

Respostas a questionários

Literatura oral e tradicional

























LEITURA

Pesquisa e organização da informação (tema, assunto, mapas de ideias e de conceitos, esquemas…)

Informação relevante e acessória

Componentes da narrativa: personagens (principal,
secundária(s)), espaço, tempo e ação

Texto expositivo: facto, explicação, exemplos; introdução, desenvolvimento, conclusão

Leitura orientada

Tipos e formas de leitura

Ilustração, grafismo; humor, ironia; rimas





































ESCRITA

Seleção e organização da informação (formas de destaque, apontamento, sumário, tabelas, mapas, esquemas...)

Planificação de textos

Configuração gráfica

Pontuação e sinais auxiliares de escrita, ortografia

Componentes da narrativa (personagens, espaço, tempo e ação)

Estrutura da narrativa (introdução, desenvolvimento e conclusão)

Conectores discursivos

Texto expositivo: facto, explicação, exemplos; introdução, desenvolvimento, conclusão

Revisão de textos











CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA (CEL)

Flexão nominal:
número (singular, plural);
género (masculino, feminino);
grau (aumentativo, diminutivo)

Nome – próprio, comum (coletivo)

Valores semânticos da frase: afirmativa, negativa

Configuração gráfica: espaço, margem, período, parágrafo
Formas de destaque: itálico, negrito, sublinhado

Compreensão do oral

·  Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível:
apropriar-se de novos vocábulos;
descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas;
cumprir instruções;
responder a questões acerca do que ouviu;
identificar informação essencial e acessória;
identificar facto e opinião;
identificar informação explícita e implícita;
relatar o essencial de uma história ouvida ou de uma ocorrência;
fazer inferências;
esclarecer dúvidas;
recontar o que ouviu;
identificar diferentes intencionalidades comunicativas.

·  Pedir informações e esclarecimentos para clarificar a informação ouvida.

·  Utilizar técnicas para registar, tratar e reter a informação:
identificar ideias-chave;
hierarquizar a informação;
tomar notas;
preencher grelhas de registo;
esquematizar;
articular a informação retida com conhecimentos prévios;
procurar informação complementar.

·  Manifestar sentimentos, sensações, ideias e pontos de vista pessoais suscitados pelos discursos ouvidos (uma audição musical, uma peça de teatro, notícias, reportagens, anúncios publicitários, histórias).


Expressão oral

·  Usar a palavra de uma forma clara e audível no âmbito das tarefas a realizar.

·  Produzir frases complexas.

·  Planificar o discurso de acordo com o objetivo, o destinatário e os meios a utilizar.

·  Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com intenções específicas:
expressar sentimentos e emoções;
relatar, recontar, contar;
informar, explicar, dar instruções;
descrever;
formular avisos, recados, perguntas, convites;
partilhar informações e conhecimentos.

·  Reproduzir e recriar trava-línguas, lengalengas, adivinhas, provérbios, contos.

·  Respeitar as convenções que regulam a interação:
ouvir os outros;
esperar a sua vez;
respeitar o tema;
acrescentar informação pertinente;
usar os princípios de cortesia e formas de tratamento adequados.

·  Participar em atividades de expressão orientada, respeitando regras e papéis específicos:
reagir ao que é dito;
interpretar pontos de vista diferentes;
justificar opiniões;
retomar o assunto;
precisar ou resumir ideias;
moderar a discussão;
justificar atitudes, opções, escolhas e comportamentos.



Leitura

·  Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as instruções de atividades ou tarefas.

·  Encontrar num enunciado a informação necessária à concretização de uma tarefa a realizar.

·  Dominar as técnicas que, em suporte de papel e informático, permitem aceder à informação.

·  Localizar a informação a partir de palavras ou expressões-chave.

·  Utilizar técnicas para recolher, organizar e reter a informação:
sublinhar;
tomar notas;
esquematizar.

·  Mobilizar conhecimentos prévios.

·  Antecipar o assunto de um texto.

·  Definir o objetivo da leitura.

·  Saber utilizar diferentes estratégias de leitura de acordo com o objetivo.

·  Fazer uma leitura que possibilite:
confrontar as previsões feitas com o assunto do texto;
identificar a intenção comunicativa;
distinguir entre ficção-não ficção;
detetar informação relevante;
identificar o tema central e aspetos acessórios;
descobrir o sentido de palavras desconhecidas com base na estrutura interna e no contexto semântico;
relacionar a informação lida com conhecimentos exteriores ao texto;
captar sentidos implícitos;
comparar um texto com outro(s) e detetar traços comuns e contrastes;
transformar, parcial ou totalmente, textos lidos em quadros-síntese, mapas conceptuais, esquemas…;
responder a questões;
formular questões;
Identificar as principais características de diferentes tipos de texto ou sequências textuais;
identificar o sentido global de um texto;
resumir textos, sequências ou parágrafos;
procurar informação complementar;
propor títulos para textos ou partes de textos.

·  Ler em voz alta para diferentes públicos.

·  Ler, de acordo com orientações previamente estabelecidas, textos de diferentes tipos e com diferente extensão.

·  Ler por iniciativa própria.

·  Exprimir sentimentos, emoções, opiniões, provocados pela leitura de textos.

·  Escolher autonomamente livros de acordo com os seus interesses pessoais.

·  Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e reagir aos textos.


ESCRITA

·  Copiar textos, formulários, tabelas… tendo em vista a recolha de informação:
de modo legível e sem erros;
no computador.

·  Elaborar, por escrito, de modo autónomo, respostas a questionários.

·  Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar e transmitir a informação.

·  Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos:
recolher a informação em diferentes suportes;
organizar a informação.

·  Redigir textos (de acordo com o plano previamente elaborado; respeitando as convenções (orto)gráficas e de pontuação; utilizando os mecanismos de coesão e coerência adequados:
construir narrativas, no plano do real ou da ficção, obedecendo à sua estrutura;
elaborar uma descrição de uma cena, objeto, paisagem, pessoa ou personagem;
elaborar um texto informativo-expositivo relativo a uma experiência/observação, explicação de um fenómeno, uma viagem, desenvolvimento de um tema…
redigir uma notícia breve ou um pequeno artigo;
escrever uma curta mensagem, recado, aviso, nota, correio eletrónico;
elaborar um texto, integrando situações de diálogo (banda desenhada, entrevistas…).

·  Rever os textos com vista ao seu aperfeiçoamento:
identificar erros;
acrescentar, apagar, substituir;
condensar, reordenar, reconfigurar;
reescrever o texto.

·  Cuidar da apresentação final dos textos

·  Escrever textos por sua iniciativa.

·  Escrever diferentes textos mediante proposta do professor.


Conhecimento explícito da língua


·  Explicitar:
Classificar e seriar (estabelecer classes, ordenar elementos em classes, distinguir uma classe de outra);
Identificar as características que justificam a inclusão (ou exclusão) de palavras numa classe;
distinguir frase afirmativa e negativa.

·  Mobilizar o conhecimento adquirido na compreensão e expressão oral e escrita.

·  Manipular palavras e frases.

·  Mobilizar o saber adquirido na leitura e escrita de palavras, frases e textos.


Compreensão do oral

·  Ouvir textos produzidos por diferentes interlocutores, usando registos diversificados da língua.

·  Preencher fichas de interpretação textual a partir de enunciados orais.

·  Interpretar enunciados orais de natureza diversificada (recados, recados, avisos, instruções...).

·  Descobrir, pelo contexto, o significado de palavras, ainda desconhecidas, alargando, assim, o vocabulário passivo.

·  Escutar discursos de pequena extensão.

·  Escutar produções do património oral (lengalengas, lendas, adivinhas...).

·  Transpor enunciados orais para outras formas e comunicação (gestual, pictórica...).









Expressão oral

·  Participar em diálogos e debates, expressando os seus sentimentos e expondo as suas opiniões.

·  Narrar situações reais ou imaginárias.

·  Realizar atividades de dramatização com vista ao treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação, expressão facial.

·  Apresentar trabalhos individualmente ou em grupo, dando conta dos objetivos, organização e conclusão dos mesmos.

·  Recorrer às tecnologias da informação como suporte à apresentação oral.

·  Responder a questões suscitadas pela apresentação de trabalhos.

·  Assumir diferentes papéis (entrevistador, porta-voz, moderador…).















Leitura

·  Realizar ateliês de leitura respeitando as diferentes fases (preparação, execução, apresentação e avaliação).

·  Realizar atividades antes da leitura do texto: brainstorming, mapas de ideias.

·  Antecipar assuntos com base em capas, em títulos, em índices ou em ilustrações.

·  Realizar atividades que permitam perceber a diferença entre uma leitura global e uma leitura seletiva (ler para definir um conceito; para encontrar uma palavra específica...), para tirar notas, para organizar e completar os mapas de ideias...

·  Fomentar a utilização de materiais de referência (dicionários, enciclopédias…), para resolver problemas de compreensão.

·  Praticar a leitura por prazer.

·  Relacionar textos com as suas vivências escolares e extraescolares.

·  Praticar a leitura dialogada, distinguindo as intervenções das personagens.

·  Identificar as ideias principais de um texto.

·  Identificar a sequência dos acontecimentos principais numa narrativa.

·  Identificar a sequência cronológica das ações para executar uma determinada atividade.

·  Treinar, na biblioteca ou no centro de recursos, a pesquisa em suporte de papel (índices, ficheiros...) e informático (endereço, motores de busca...), por palavras, por expressão...


















Escrita

·  Propor momentos para que o aluno possa pensar “o que sei sobre…”.

·  Organizar a informação em mapas ou esquemas.

·  Utilizar diferentes técnicas de revisão: confrontar com o plano; grelhas de autoavaliação.

·  Completar histórias, criar histórias a partir de gravuras, banda desenhada, jogos de palavras... (escrita individual ou em grupo).

·   Escrever avisos, recados, cartas, notícias, convites, relatos de visitas de estudo, relatos de experiências correspondência, jornais (de turma/da escola).

·  Transformar histórias, recontar histórias, contar histórias.

·  Registar, por escrito, produções do património literário oral.

·  Responder a perguntas.

·  Manifestar preferência por personagens e situações de uma história.

·  Estabelecer a sequência de acontecimentos.

·  Utilizar regularmente gramáticas, dicionários, prontuários e outros instrumentos sistematizadores, em suporte convencional ou digital, de apoio à produção escrita.




Conhecimento explícito da língua

·  Realizar atividades que permitam descobrir que os afixos são portadores de sentido; descobrir o sentido mais frequente de alguns afixos (ex.: -inho com sentido de diminutivo; in- com sentido de negação).

·  Observar os efeitos de sentido produzidos pelas atividades de manipulação.

·  Transformar frases afirmativas em frases negativas – não e nunca – e vice-versa.

·  Aplicar as regras de configuração gráfica dos textos.

·  Distinguir diferentes tipos de textos (prosa, poesia, banda desenhada, texto oral).

·  Estabelecer relações de sinonímia e antonímia.

·  Identificar e distinguir nomes próprios, comuns e coletivos.

·  Identificar o género, o número e o grau de nomes.

·  Explicitar regras elementares de ortografia.


Oralidade

Escutar para aprender e construir conhecimentos.



Produzir um discurso oral com correção.


Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.

























































Leitura

Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas.

Ler em voz alta palavras e textos.

Ler textos diversos.

Apropriar-se de novos vocábulos.

Organizar os conhecimentos do texto.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e comprendê-lo.

Monitorizar a compreensão.

Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos.

Desenvolver o conhecimento da ortografia.

Organizar os conhecimentos do texto.




























Escrita

Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação.

Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos.

Desenvolver o conhecimento da ortografia.

Planificar a escrita de textos.

Escrever textos diversos.

Escrever textos narrativos.

Escrever textos informativos.

Escrever textos dialogais.

Redigir corretamente.

Rever textos escritos.











Gramática


Conhecer propriedades das palavras.

Analisar e estruturar unidades sintáticas.














































































































































































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