Conteúdos
|
Objetivos específicos
|
Atividades
|
Objetivos gerais
|
À DESCOBERTA DE SI MESMO
O SEU CORPO
|
· Identificar fenómenos relacionados com algumas das funções vitais: digestão (sensação de fome, enfartamento…); circulação (pulsação, hemorragias…); respiração (movimentos respiratórios, falta de ar…).
· Conhecer as funções vitais (digestiva, respiratória, circulatória, excretora, reprodutora/sexual).
· Conhecer alguns órgãos dos aparelhos correspondentes (boca, estômago, intestinos, coração, pulmões, rins, genitais): localizar esses órgãos em representações do cor
|
· Identificar os órgãos do corpo humano em imagens ou modelos e referir as suas funções.
· Visualizar vídeos, imagens e esquemas representativos das funções vitais do organismo.
· Contar os batimentos cardíacos em descanso e após exercício físico.
· Identificar os órgãos que formam cada sistema: o digestivo, o respiratório, o circulatório, o urinário e o reprodutor.
· Medir a quantidade máxima de ar expirado, utilizando materiais de uso corrente.
· Dialogar sobre os cuidados a ter para o bom funcionamento dos órgãos.
· Construir um modelo do corpo humano com os principais órgãos, utilizando materiais reciclados.
|
· Utilizar alguns processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação.
· Desenvolver hábitos de higiene pessoal e de vida saudável, utilizando regras básicas de segurança e assumindo uma atitude atenta em relação ao consumo.
|
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Planificação do mês de janeiro - Estudo do Meio
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário