sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Planificação do mês de janeiro - Matemática

Conteúdos
Objetivos
Atividades
Capacidades transversais
Metas
NÚMEROS E OPERAÇÕES
Operações com números naturais
Multiplicação
Divisão
Números racionais não negativos
Frações

·  Compreender a divisão nos sentidos de medida, partilha e razão.
·  Compreender, na divisão inteira, o significado do quociente e do resto.
·  Utilizar estratégias de cálculo mental para a divisão.
·  Compreender e usar a regra para calcular o quociente de um número por 10, 100 e 1000.
·  Resolver problemas tirando partido da relação entre a multiplicação e a divisão.
·  Compreender frações com os significados quociente, parte-todo e operador.
·  Reconstruir a unidade a partir das suas partes.
·  Identificar a metade, a terça parte, a quarta parte, a décima parte e outras partes da unidade e representá-las na forma de fração.
·  Compreender e usar os operadores, dobro, triplo, quádruplo… e relacioná-los.
·  Respetivamente, com a metade, a terça parte e a quarta parte…
·  Reconhecer a divisão como operação inversa da multiplicação.
·  Explorar estratégias que envolvam a divisão recorrendo a materiais manipuláveis.
·  Completar tabelas identificando o dividendo, divisor, quociente e o resto na divisão.
·  Descobrir a divisão exata e não exata recorrendo a diferentes estratégias.
·  Explicar o seu raciocínio através de desenhos, texto e representação matemática.
·  Completar tabelas da multiplicação com fatores e produtos, como forma de efetuar divisões e registar quocientes.
·  Explorar estratégias de cálculo mental para obter quocientes na divisão.
·  Recorrer a jogos de cálculo mental para a divisão.
·  Resolver problemas envolvendo a divisão.
·  Calcular a metade, terça parte e a quarta parte, décima parte e representá-las na forma de frações.
·  Realizar representações fracionárias e decimais.
·  Pintar a metade, a terça parte, quarta parte em quadrados de 10 x 10, em papel quadriculado.
·  Representar frações através de desenho.
·  Representar frações em retas numéricas.
·  Calcular o dobro, triplo e quarta parte e relaciona-los com a metade, terça parte e quarta parte.
·  Calcular o quádruplo, quíntuplo e relacioná-los com a quarta parte, quinta parte.
·  Completar quadros com operações inversas.
·  Desenhar figuras em papel quadriculado e representar a metade, terça parte, quarta parte…
·  Resolver problemas utilizando os operadores dobro, triplo, quádruplo e relacionando-os com a terça parte, quarta parte…
·  Realizar jogos de raciocínio lógico.
·  Comunicar descobertas e explicitar situações vivenciadas.
·  Refletir sobre as aprendizagens.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Compreensão do problema
·  Identificar o objetivo e a informação relevante para a resolução de um dado problema.
Conceção, aplicação e justificação de estratégias
·  Conceber e pôr em prática estratégias de resolução de problemas, verificando a adequação dos resultados obtidos e dos processos utilizados.


RACIOCÍNIO MATEMÁTICO
Justificação
·  Explicar ideias e processos e justificar resultados matemáticos.
Formulação e teste de conjeturas
·  Formular e testar conjeturas relativas a situações matemáticas simples.

Multiplicação
Multiplicar números naturais
Resolver problemas

Divisão
Efetuar divisões inteiras
Resolver problemas

Números racionais não negativos
Medir com frações
Adicionar e subtrair números racionais

Sem comentários:

Enviar um comentário