Conteúdos
|
Objetivos
|
Atividades
|
Capacidades transversais
|
Metas
|
NÚMEROS E OPERAÇÕES
Operações com números naturais
Multiplicação
Divisão
Números racionais não negativos
Frações
|
· Compreender a divisão nos sentidos de medida, partilha e razão.
· Compreender, na divisão inteira, o significado do quociente e do resto.
· Utilizar estratégias de cálculo mental para a divisão.
· Compreender e usar a regra para calcular o quociente de um número por 10, 100 e 1000.
· Resolver problemas tirando partido da relação entre a multiplicação e a divisão.
· Compreender frações com os significados quociente, parte-todo e operador.
· Reconstruir a unidade a partir das suas partes.
· Identificar a metade, a terça parte, a quarta parte, a décima parte e outras partes da unidade e representá-las na forma de fração.
· Compreender e usar os operadores, dobro, triplo, quádruplo… e relacioná-los.
· Respetivamente, com a metade, a terça parte e a quarta parte…
|
· Reconhecer a divisão como operação inversa da multiplicação.
· Explorar estratégias que envolvam a divisão recorrendo a materiais manipuláveis.
· Completar tabelas identificando o dividendo, divisor, quociente e o resto na divisão.
· Descobrir a divisão exata e não exata recorrendo a diferentes estratégias.
· Explicar o seu raciocínio através de desenhos, texto e representação matemática.
· Completar tabelas da multiplicação com fatores e produtos, como forma de efetuar divisões e registar quocientes.
· Explorar estratégias de cálculo mental para obter quocientes na divisão.
· Recorrer a jogos de cálculo mental para a divisão.
· Resolver problemas envolvendo a divisão.
· Calcular a metade, terça parte e a quarta parte, décima parte e representá-las na forma de frações.
· Realizar representações fracionárias e decimais.
· Pintar a metade, a terça parte, quarta parte em quadrados de 10 x 10, em papel quadriculado.
· Representar frações através de desenho.
· Representar frações em retas numéricas.
· Calcular o dobro, triplo e quarta parte e relaciona-los com a metade, terça parte e quarta parte.
· Calcular o quádruplo, quíntuplo e relacioná-los com a quarta parte, quinta parte.
· Completar quadros com operações inversas.
· Desenhar figuras em papel quadriculado e representar a metade, terça parte, quarta parte…
· Resolver problemas utilizando os operadores dobro, triplo, quádruplo e relacionando-os com a terça parte, quarta parte…
· Realizar jogos de raciocínio lógico.
· Comunicar descobertas e explicitar situações vivenciadas.
· Refletir sobre as aprendizagens.
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Compreensão do problema
· Identificar o objetivo e a informação relevante para a resolução de um dado problema.
Conceção, aplicação e justificação de estratégias
· Conceber e pôr em prática estratégias de resolução de problemas, verificando a adequação dos resultados obtidos e dos processos utilizados.
RACIOCÍNIO MATEMÁTICO
Justificação
· Explicar ideias e processos e justificar resultados matemáticos.
Formulação e teste de conjeturas
· Formular e testar conjeturas relativas a situações matemáticas simples.
|
Multiplicação
Multiplicar números naturais
Resolver problemas
Divisão
Efetuar divisões inteiras
Resolver problemas
Números racionais não negativos
Medir com frações
Adicionar e subtrair números racionais
|
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Planificação do mês de janeiro - Matemática
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário