sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Planificação de E.M. de fevereiro de 2013

Conteúdos
Objetivos específicos
Atividades
Objetivos gerais

À DESCOBERTA DE SI MESMO

O SEU CORPO

A SAÚDE DO SEU CORPO

A SEGURANÇA DO SEU CORPO

À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS

MANUSEAR OBJETOS EM SITUAÇÕES CONCRETAS

·  Reconhecer situações agradáveis e desagradáveis e diferentes possibilidades de reação (calor, frio, fome, conforto, dor…).

·  Reconhecer estados psíquicos e respetivas reações físicas (alegria/riso,
·  tristeza/choro, medo/tensão…).

·  Reconhecer alguns sentimentos (amor, amizade…) e suas manifestações
(carinho, ternura, zanga…).

·  Reconhecer a importância do ar puro e do sol para a saúde.

·  Identificar perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

·  Conhecer algumas regras de primeiros socorros: mordeduras de animais; hemorragias.

·  Manusear objetos em situações concretas (tesoura, martelo, sacho, serrote, máquina fotográfica e de escrever, gravador, retroprojetor, projetor de diapositivos, lupa, bússola, microscópio…).

·  Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização e conservação.

·  Reconhecer a importância da leitura das instruções e/ou normas de utilização.






·  Dialogar sobe os sentimentos e reações resultantes de situações agradáveis e desagradáveis do dia a dia.
·  Realizar um jogo de mímica, expressando corporalmente diferentes sensações.
·  Identificar sentimentos e estados psíquicos em expressões corporais.
·  Dialogar sobre a poluição atmosférica, identificando as causas e as consequências.
·  Elaborar cartazes sobre a poluição atmosférica e a importância do ar puro.
·  Ler folhetos sobre a exposição solar e dialogar sobre o tema.
·  Relatar acontecimentos vividos ou observados que prejudicam o ambiente.
·  Dialogar sobre os perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
·  Em trabalho de grupo, recolher informações sobre vários temas relacionados com a saúde do corpo: alimentação, consumo de drogas, exercício físico…
·  Elaborar um manual de primeiros socorros.
·  Montar uma caixa de primeiros socorros.
·  Dramatizar situações em que seja necessária a aplicação de regras de primeiros socorros.
·  Manusear diferentes objetos e instrumentos.
·  Ler manuais de instruções.
·  Analisar os símbolos relativos a normas de utilização em embalagens.

·  Identificar problemas concretos relativos ao seu meio e colaborar em ações ligadas à melhoria do seu quadro de vida.

·  Utilizar alguns processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação.

·  Desenvolver hábitos de higiene pessoal e de vida saudável utilizando regras básicas de segurança e assumindo uma atitude atenta em relação ao consumo.

Sem comentários:

Enviar um comentário