Conteúdos
|
Objetivos específicos
|
Atividades
|
Objetivos gerais
|
À DESCOBERTA DE SI MESMO
O SEU CORPO
A SAÚDE DO SEU CORPO
A SEGURANÇA DO SEU CORPO
À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS
MANUSEAR OBJETOS EM SITUAÇÕES CONCRETAS
|
· Reconhecer situações agradáveis e desagradáveis e diferentes possibilidades de reação (calor, frio, fome, conforto, dor…).
· Reconhecer estados psíquicos e respetivas reações físicas (alegria/riso,
· tristeza/choro, medo/tensão…).
· Reconhecer alguns sentimentos (amor, amizade…) e suas manifestações
(carinho, ternura, zanga…).
· Reconhecer a importância do ar puro e do sol para a saúde.
· Identificar perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
· Conhecer algumas regras de primeiros socorros: mordeduras de animais; hemorragias.
· Manusear objetos em situações concretas (tesoura, martelo, sacho, serrote, máquina fotográfica e de escrever, gravador, retroprojetor, projetor de diapositivos, lupa, bússola, microscópio…).
· Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização e conservação.
· Reconhecer a importância da leitura das instruções e/ou normas de utilização.
|
· Dialogar sobe os sentimentos e reações resultantes de situações agradáveis e desagradáveis do dia a dia.
· Realizar um jogo de mímica, expressando corporalmente diferentes sensações.
· Identificar sentimentos e estados psíquicos em expressões corporais.
· Dialogar sobre a poluição atmosférica, identificando as causas e as consequências.
· Elaborar cartazes sobre a poluição atmosférica e a importância do ar puro.
· Ler folhetos sobre a exposição solar e dialogar sobre o tema.
· Relatar acontecimentos vividos ou observados que prejudicam o ambiente.
· Dialogar sobre os perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
· Em trabalho de grupo, recolher informações sobre vários temas relacionados com a saúde do corpo: alimentação, consumo de drogas, exercício físico…
· Elaborar um manual de primeiros socorros.
· Montar uma caixa de primeiros socorros.
· Dramatizar situações em que seja necessária a aplicação de regras de primeiros socorros.
· Manusear diferentes objetos e instrumentos.
· Ler manuais de instruções.
· Analisar os símbolos relativos a normas de utilização em embalagens.
|
· Identificar problemas concretos relativos ao seu meio e colaborar em ações ligadas à melhoria do seu quadro de vida.
· Utilizar alguns processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação.
· Desenvolver hábitos de higiene pessoal e de vida saudável utilizando regras básicas de segurança e assumindo uma atitude atenta em relação ao consumo.
|
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Planificação de E.M. de fevereiro de 2013
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário