COMPREENSÃO DO ORAL
Vocabulário
Instruções, indicações
Informação essencial e acessória
Facto e opinião
Ideia principal, tema, tópico, assunto
Repetições, frases inacabadas, pausa...
Normas da língua padrão
EXPRESSÃO ORAL
Articulação e entoação
Planificação do discurso
Reconto
Descrição
Aviso, pergunta, pedido, recado, instrução
Respostas a questionários
Literatura oral e tradicional
LEITURA
Pesquisa e organização da informação (tema, assunto, mapas de ideias e de conceitos, esquemas…)
Informação relevante e acessória
Componentes da narrativa: personagens (principal,
secundária(s)), espaço, tempo e ação
Estrutura da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão
Leitura orientada
Tipos e formas de leitura
Ilustração, grafismo; humor, ironia; rimas
PNL – “A Pata Rainha”, “O Vento”, “Os Príncipes Gémeos” in Queres Ouvir? Eu Conto, de Irene Lisboa
ESCRITA
Seleção e organização da informação (formas de destaque, apontamento, sumário, tabelas, mapas, esquemas...)
Planificação de textos
Configuração gráfica
Texto narrativo, expositivo, descritivo
Componentes da narrativa (personagens, espaço, tempo e ação)
Estrutura da narrativa (introdução, desenvolvimento e conclusão)
Conectores discursivos
Revisão de textos
CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA (CEL)
Adjetivo qualificativo
Flexão adjetival – número (singular, plural); género
(masculino, feminino)
Determinantes artigos (definidos e indefinidos)
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Compreensão do oral
· Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível:
− apropriar-se de novos vocábulos;
− descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas;
− cumprir instruções;
− responder a questões acerca do que ouviu;
− identificar informação essencial e acessória;
− identificar informação explícita e implícita;
− relatar o essencial de uma história ouvida ou de uma ocorrência;
− esclarecer dúvidas;
− recontar o que ouviu;
− identificar diferentes intencionalidades comunicativas.
· Pedir informações e esclarecimentos para clarificar a informação ouvida.
· Utilizar técnicas para registar, tratar e reter a informação:
− identificar ideias-chave;
− hierarquizar a informação;
− tomar notas;
− preencher grelhas de registo;
− esquematizar;
− articular a informação retida com conhecimentos prévios;
− procurar informação complementar.
· Detetar semelhanças e diferenças entre o texto oral (ouvido ou lido) e o texto escrito.
· Manifestar sentimentos, sensações, ideias e pontos de vista pessoais suscitados pelos discursos ouvidos (uma audição musical, uma peça de teatro, notícias, reportagens, anúncios publicitários, histórias).
Expressão oral
· Usar a palavra de uma forma clara e audível no âmbito das tarefas a realizar.
· Planificar o discurso de acordo com o objetivo, o destinatário e os meios a utilizar.
· Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com intenções específicas:
− expressar sentimentos e emoções;
− relatar, recontar, contar;
− informar, explicar, dar instruções;
− descrever;
− formular avisos, recados, perguntas, convites;
− partilhar informações e conhecimentos.
· Reproduzir e recriar trava-línguas, lengalengas, adivinhas, provérbios, contos.
· Respeitar as convenções que regulam a interação:
− ouvir os outros;
− esperar a sua vez;
− respeitar o tema;
− acrescentar informação pertinente;
− usar os princípios de cortesia e formas de tratamento adequados.
· Participar em atividades de expressão orientada, respeitando regras e papéis específicos:
− reagir ao que é dito;
− interpretar pontos de vista diferentes;
− justificar opiniões;
− retomar o assunto;
− precisar ou resumir ideias;
− moderar a discussão;
− justificar atitudes, opções, escolhas e comportamentos.
· Dramatizar textos e situações.
Leitura
· Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as instruções de atividades ou tarefas.
· Encontrar num enunciado a informação necessária à concretização de uma tarefa a realizar.
· Utilizar técnicas para recolher, organizar e reter a informação:
− sublinhar;
− tomar notas;
− esquematizar.
· Mobilizar conhecimentos prévios.
· Antecipar o assunto de um texto.
· Definir o objetivo da leitura.
· Saber utilizar diferentes estratégias de leitura de acordo com o objetivo.
· Fazer uma leitura que possibilite:
− confrontar as previsões feitas com o assunto do texto;
− identificar a intenção comunicativa;
− detetar informação relevante;
− identificar o tema central e aspetos acessórios;
− descobrir o sentido de palavras desconhecidas com base na estrutura interna e no contexto semântico;
− relacionar a informação lida com conhecimentos exteriores ao texto;
− captar sentidos implícitos;
− comparar um texto com outro(s) e detetar traços comuns e contrastes;
− transformar, parcial ou totalmente, textos lidos em quadros-síntese, mapas conceptuais, esquemas…;
− responder a questões;
− formular questões;
− Identificar as principais características de diferentes tipos de texto ou sequências textuais;
− identificar o sentido global de um texto;
− resumir textos, sequências ou parágrafos;
− procurar informação complementar;
− propor títulos para textos ou partes de textos.
· Recorrer a diferentes estratégias para resolver problemas de compreensão.
· Ler em voz alta para diferentes públicos.
· Ler, de acordo com orientações previamente estabelecidas, textos de diferentes tipos e com diferente extensão.
· Ler por iniciativa própria.
· Recriar textos em diferentes formas de expressão (verbal, musical, plástica, gestual e corporal).
· Exprimir sentimentos, emoções, opiniões, provocados pela leitura de textos.
· Propor soluções/alternativas distintas, mas compatíveis com a estrutura nuclear do texto.
· Escolher autonomamente livros de acordo com os seus interesses pessoais.
· Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e reagir aos textos.
ESCRITA
· Copiar textos, formulários, tabelas… tendo em vista a recolha de informação:
− de modo legível e sem erros;
− no computador.
· Elaborar, por escrito, de modo autónomo, respostas a questionários.
· Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar e transmitir a informação.
· Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos:
− recolher a informação em diferentes suportes;
− organizar a informação.
· Redigir textos (de acordo com o plano previamente elaborado; respeitando as convenções (orto)gráficas e de pontuação; utilizando os mecanismos de coesão e coerência adequados):
− construir narrativas, no plano do real ou da ficção, obedecendo à sua estrutura;
− elaborar uma descrição de uma cena, objeto, paisagem, pessoa ou personagem;
− elaborar um texto informativo-expositivo relativo a uma experiência/observação, explicação de um fenómeno, uma viagem, desenvolvimento de um tema…
· Rever os textos com vista ao seu aperfeiçoamento:
− identificar erros;
− acrescentar, apagar, substituir;
− condensar, reordenar, reconfigurar;
− reescrever o texto.
· Cuidar da apresentação final dos textos.
Conhecimento explícito da língua
· Explicitar regras e procedimentos:
− explicitar algumas regras de flexão adjetival;
− processos de concordância;
− classificar e seriar (estabelecer classes, ordenar elementos em classes, distinguir uma classe de outra);
− identificar as características que justificam a inclusão (ou exclusão) de palavras numa classe.
· Mobilizar o saber adquirido na compreensão e expressão oral e escrita.
· Comparar dados e descobrir regularidades:
· Manipular palavras e frases.
· Comparar dados e descobrir regularidades.
· Mobilizar o saber adquirido na compreensão e expressão oral e escrita.
· Comparar dados e descobrir regularidades.
· Mobilizar o saber adquirido na leitura e escrita de palavras, frases e textos.
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Compreensão do oral
· Ouvir textos produzidos por diferentes interlocutores, usando registos diversificados da língua.
· Preencher fichas de interpretação textual a partir de enunciados orais.
· Interpretar enunciados orais de natureza diversificada (recados, recados, avisos, instruções...).
· Descobrir, pelo contexto, o significado de palavras, ainda desconhecidas, alargando, assim, o vocabulário passivo.
· Escutar discursos de pequena extensão.
· Escutar produções do património oral (lengalengas, lendas, adivinhas...).
· Transpor enunciados orais para outras formas e comunicação (gestual, pictórica...).
Expressão oral
· Participar em diálogos e debates, expressando os seus sentimentos e expondo as suas opiniões.
· Narrar situações reais ou imaginárias.
· Realizar atividades de dramatização com vista ao treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação, expressão facial.
· Apresentar trabalhos individualmente ou em grupo, dando conta dos objetivos, organização e conclusão dos mesmos.
· Recorrer às tecnologias da informação como suporte à apresentação oral.
· Responder a questões suscitadas pela apresentação de trabalhos.
· Assumir diferentes papéis (entrevistador, porta-voz, moderador…).
Leitura
· Realizar atividades antes da leitura do texto: brainstorming, mapas de ideias.
· Antecipar assuntos com base em capas, em títulos, em índices ou em ilustrações.
· Realizar atividades que permitam perceber a diferença entre uma leitura global e uma leitura seletiva (ler para definir um conceito; para encontrar uma palavra específica...), para tirar notas, para organizar e completar os mapas de ideias...
· Fomentar a utilização de materiais de referência (dicionários, enciclopédias…), para resolver problemas de compreensão.
· Utilizar os diferentes tipos de entoação na leitura: ler a “chorar”, “a rir”…
· Praticar a leitura por prazer.
· Relacionar textos com as suas vivências escolares e extraescolares.
· Ler, com frequência regular, textos produzidos por iniciativa própria.
· Ouvir ler, ler e interpretar narrativas e poemas.
· Identificar a sequência dos acontecimentos principais numa narrativa.
· Identificar a sequência cronológica das ações para executar uma determinada atividade.
· Treinar a consulta de dicionários, enciclopédias infantis, prontuários...
· Treinar, na biblioteca ou no centro de recursos, a pesquisa em suporte de papel (índices, ficheiros...) e informático (endereço, motores de busca...) por palavras, por expressão...
Escrita
· Propor momentos para que o aluno possa pensar “o que sei sobre…”.
· Organizar a informação em mapas ou esquemas.
· Sensibilizar para os planos da descrição: identificação de elementos, localização e caracterização.
· Utilizar diferentes técnicas de revisão: confrontar com o plano; grelhas de autoavaliação.
· Completar histórias, criar histórias a partir de gravuras, banda desenhada, jogos de palavras,.. (escrita individual ou em grupo).
· Transformar histórias, recontar histórias, contar histórias.
· Registar, por escrito, produções do património literário oral.
· Responder a perguntas.
· Manifestar preferência por personagens e situações de uma história.
· Estabelecer a sequência de acontecimentos.
Conhecimento explícito da língua
· Reescrever textos com recurso a conectores discursivos (ex.: construção de listas de palavras para substituir o “e depois”...).
· Elaborar listas de adjetivos para utilizar na produção oral e escrita (ex. bonito; belo; belíssimo; formoso; bonitinho…).
· Observar os efeitos de sentido produzidos pelas atividades de manipulação.
· Identificar adjetivos e substituí-los por outros de sentido equivalente.
· Explicitar regras elementares de ortografia.
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Oralidade
Escutar para aprender e construir conhecimentos.
Produzir um discurso oral com correção.
Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.
Leitura
Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas.
Ler em voz alta palavras e textos.
Ler textos diversos.
Apropriar-se de novos vocábulos.
Organizar os conhecimentos do texto.
Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e comprendê-lo.
Monitorizar a compreensão.
Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos.
Desenvolver o conhecimento da ortografia.
Organizar os conhecimentos do texto.
Escrita
Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação.
Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos.
Desenvolver o conhecimento da ortografia.
Planificar a escrita de textos.
Escrever textos diversos.
Escrever textos narrativos.
Escrever textos dialogais.
Escrever textos informativos.
Redigir corretamente.
Rever textos escritos.
Gramática
Analisar e estruturar unidades sintáticas.
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sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Planificação de Português do Mês de fevereiro de 2013
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