sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Planificação de Matemática de fevereiro de 2013

Conteúdos
Objetivos
Atividades
Capacidades transversais
Metas
NÚMEROS E OPERAÇÕES
Números racionais não negativos
Frações
Decimais
·  Ler e escrever números na representação decimal e relacionar diferentes representações dos números racionais não negativos.
·  Localizar e posicionar números racionais não negativos.
·  Estimar e calcular mentalmente com números racionais não negativos representados na forma decimal.
·  Adicionar e subtrair com números racionais não negativos na representação decimal.
·  Comparar e ordenar números representados na forma decimal.
·  Ler e escrever números na representação decimal até à milésima e relacionar diferentes representações dos números racionais não negativos.
·  Estabelecer equivalência entre 1/10 x,
0,1 x e :10… 1/100 x, 0,01 x e : 100… 1/1000 x, 0,001 x e : 1000.
·  Resolver problemas envolvendo números na sua representação decimal.

·  Dividir a unidade em décimas, centésimas e milésimas.
·  Desenhar diferentes figuras e dividi-las em 10 partes iguais, 100 partes iguais, 1000 partes iguais…
·  Pintar décimas, centésimas e milésimas em figuras.
·  Representar a décima, a centésima e a milésima de diferentes formas.
·  Ler e escrever números decimais.
·  Efetuar adições e subtrações com números decimais.
·  Escrever números decimais numa reta graduada.
·  Calcular mentalmente somas, subtrações e multiplicações com números decimais.
·  Comparar números decimais utilizando a simbologia  >,
<
e =.
·  Observar regularidades na adição de números decimais.
·  Escrever valores monetários em numerais decimais.
·  Resolver problemas envolvendo números racionais (não negativos).
·  Fazer leitura de números decimais por ordens, classes e por extenso.
·  Escrever números decimais por ordem crescente e por ordem decrescente.
·  Calcular a décima parte, centésima parte, milésima parte de um número.
·  Reconhecer a equivalência entre 0,1 x e :10 ; 0,01 x e : 100

COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA
Interpretação
·  Interpretar informação e ideias matemáticas representadas de diversas formas.
Representação
·  Representar informação e ideias matemáticas de diversas formas.
Expressão
·  Expressar ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito, utilizando linguagem e vocabulário próprios.
Discussão
·  Discutir resultados, processos e ideias matemáticos.

Números racionais não negativos
Medir com frações
Adicionar e subtrair números racionais
Sistema de numeração decimal
Representar números racionais por dízimas

Sem comentários:

Enviar um comentário