Conteúdos
|
Objetivos
|
Atividades
|
Capacidades transversais
|
Metas
|
NÚMEROS E OPERAÇÕES
Números racionais não negativos
Frações
Decimais
|
· Ler e escrever números na representação decimal e relacionar diferentes representações dos números racionais não negativos.
· Localizar e posicionar números racionais não negativos.
· Estimar e calcular mentalmente com números racionais não negativos representados na forma decimal.
· Adicionar e subtrair com números racionais não negativos na representação decimal.
· Comparar e ordenar números representados na forma decimal.
· Ler e escrever números na representação decimal até à milésima e relacionar diferentes representações dos números racionais não negativos.
· Estabelecer equivalência entre 1/10 x,
0,1 x e :10… 1/100 x, 0,01 x e : 100… 1/1000 x, 0,001 x e : 1000.
· Resolver problemas envolvendo números na sua representação decimal.
|
· Dividir a unidade em décimas, centésimas e milésimas.
· Desenhar diferentes figuras e dividi-las em 10 partes iguais, 100 partes iguais, 1000 partes iguais…
· Pintar décimas, centésimas e milésimas em figuras.
· Representar a décima, a centésima e a milésima de diferentes formas.
· Ler e escrever números decimais.
· Efetuar adições e subtrações com números decimais.
· Escrever números decimais numa reta graduada.
· Calcular mentalmente somas, subtrações e multiplicações com números decimais.
· Comparar números decimais utilizando a simbologia >,
< e =.
· Observar regularidades na adição de números decimais.
· Escrever valores monetários em numerais decimais.
· Resolver problemas envolvendo números racionais (não negativos).
· Fazer leitura de números decimais por ordens, classes e por extenso.
· Escrever números decimais por ordem crescente e por ordem decrescente.
· Calcular a décima parte, centésima parte, milésima parte de um número.
· Reconhecer a equivalência entre 0,1 x e :10 ; 0,01 x e : 100
|
COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA
Interpretação
· Interpretar informação e ideias matemáticas representadas de diversas formas.
Representação
· Representar informação e ideias matemáticas de diversas formas.
Expressão
· Expressar ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito, utilizando linguagem e vocabulário próprios.
Discussão
· Discutir resultados, processos e ideias matemáticos.
|
Números racionais não negativos
Medir com frações
Adicionar e subtrair números racionais
Sistema de numeração decimal
Representar números racionais por dízimas
|
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Planificação de Matemática de fevereiro de 2013
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário